Bolsonaro, tire as mãos do SUS!

Nesse dia 28 de outubro, o governo Bolsonaro publicou e revogou, depois de grande repercussão negativa, um decreto que abre caminho à privatização da saúde pública. O Decreto n. 10.530, de 27 de outubro de 2020, dispõe sobre “a qualificação da política de fomento ao setor de atenção primária à saúde no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República (PPI), para fins de elaboração de estudos de alternativas de parcerias com a iniciativa privada”. O decreto permite a elaboração de estudos de alternativas de parcerias das UBS (Unidades Básicas de Saúde) com a iniciativa privada.

O documento assinado pelo Presidente Bolsonaro e o Ministro da Economia Paulo Guedes, que sequer possui assinatura do Ministro da Saúde, representa mais uma tentativa de ataque ao povo que sofre com as mais de 150 mil mortes decorrentes do Covid-19, e agora tem a saúde pública e gratuita ameaçada. Bolsonaro que ajudou a aprovar a PEC de teto dos gastos, ataca o serviço público com a reforma administrativa e agora, durante uma pandemia, quando os serviços públicos deveriam ser ainda mais fortalecidos, tenta privatizar as unidades de saúde, levando ainda mais brasileiros à morte! O decreto de Bolsonaro ilustra a ameaça que esse governo significa à saúde pública. Saúde é direito e dela não abrimos mão!

Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) atende 80% da população brasileira, cerca de 150 milhões de pessoas dependem desse sistema. O SUS cumpre um papel de extrema importância principalmente durante a pandemia do novo Corona vírus, e precisa de investimento, qualidade e ampliação! A Juventude Revolução continuará na luta, em defesa da saúde pública para TODOS! Bolsonaro, tire as mãos do SUS!

Jessica Michels – Núcleo IFC Araquari

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome