Em Salvador, o núcleo da Juventude Revolução (JR) está a todo o vapor na preparação ao nosso 13º Encontro Nacional. Em nossas reuniões, construímos diversos debates e atividades pautando a necessidade da luta pelo Plebiscito Popular por uma Constituinte Soberana e Exclusiva que reforme o sistema político, a desmilitarização da PM, a retirada das tropas da ONU no Haiti – vergonhosamente comandadas pelo Exército brasileiro – e a punição aos torturadores e assassinos da Ditadura Militar.

Nesse movimento, decidimos por realizar uma Grande Plenária da Juventude Revolução, na Bahia. Próximo sábado, dia 26.04.14, no Centro de Cultura Capoeira Obirin Dùdù, estaremos discutindo com a juventude sobre a necessidade de lutarmos por nossos direitos através de uma organização política de jovens, que preza pela autonomia política através da independência financeira. É a preparação da juventude baiana que ajudará na construção do 13º Encontro Nacional da Juventude Revolução (ENJR), a ocorrer em Brasília, de 01 a 04 de maio.

Como uma organização independente, precisamos arrecadar verbas para manter nossas atividades. Por isso, após a Plenária, no mesmo local, realizaremos o 1º Sarau da Revolução, cujo tema é “Por uma arte revolucionária independente: Constituinte já!”. O Sarau busca como objetivo a construção autofinanciada do 13º ENJR, bem como visa confraternizar o núcleo e simpatizantes da JR nesse período pré-Encontro.

Além disso, o tema do Sarau nos faz pensar qual arte a juventude e a classe trabalhadora devem construir: a arte que emancipa o ser humano da exploração capitalista ou a arte fruto do capital?

E como dizem André Breton e León Trotsky no “Manifesto por uma arte revolucionária independente”, escrito na Cidade do México, em 25 de julho de 1938:

“O que queremos:

A independência da arte – para a revolução

A revolução – para a libertação definitiva da arte.”

 Rumo ao 13º Encontro Nacional da Juventude Revolução!

 Rodrigo Lantyer, coordenador-geral do núcleo Bahia da JR.

Em Salvador, Plenária e Sarau preparam o 13º ENJR!