Em todo o país: Unidade e democracia pela redução das passagens!

Declaração da JR na luta pela redução das passagens

Milhares de jovens foram às ruas nos últimos dias em manifestações em diversas cidades. Essa onda destaca uma questão: os jovens não suportam mais a situação do transporte público de péssima qualidade, caro, precário e entregue às máfias de empresários, que visam aumentar seus lucros às custas da população. Por isso exigem a imediata redução das tarifas! Isso mostra que a juventude quer lutar pelo seu direito a um futuro digno! A Juventude Revolução, organização que luta em defesa dos direitos da juventude, faz parte dessa luta.

No último ato em São Paulo milhares de jovens foram brutalmente reprimidos pela PM a mando do governador Geraldo Alckmim (PSDB), muitos presos sem acusação. Isso gerou a indignação na juventude em todo o país que repudiou a violência da Policia militar, criada por um decreto da ditadura em 1969 e cuja ação violenta em SP e em outros estados mostrou o modus operandi da PM, que faz a mesma coisa nas periferias assassinando a juventude negra, demonstrando a urgente necessidade de desmilitarização da PM.

São literalmente dezenas de cidades com protestos marcados, assim como um dia nacional de lutas previsto para a próxima quinta feira.

Por isso dizemos: Haddad, que foi eleito para varrer da prefeitura de São Paulo a truculência de Kassab, deve atender imediatamente o movimento Em todas as cidades é preciso dobrar prefeitos e governadores, qualquer que sejam seus partidos, para que reduzam a tarifa do transporte, como já aconteceu provisoriamente após manifestações em Porto Alegre, Goiânia e outras cidades. E se os prefeitos e governadores disserem que não tem recursos, Dilma tem que propor um plano de emergência para redução das tarifas.

Nesse momento é preciso a mais ampla unidade da juventude. Essa unidade precisa ser formada por todos os jovens e suas entidades e organizações de todo os tipos, politicas e partidárias, que apoiem a reivindicação de redução da passagem, questão central das mobilizações.

E também é preciso avançar na auto organização das manifestações. É urgente que se constitua em cada cidade, a começar por São Paulo, plenárias e comitês de entidades e organizações de juventude para que os centros acadêmicos, os grêmios estudantis, os DCEs, a UNE, UEE, a UBES,e organizações politicas de jovens e movimentos de juventude como o MPL, além de grupos de hip hop, pastorais de juventude etc., possam, todos juntos, definir democraticamente a organização e condução dos atos. Nenhuma direção auto proclamada como o MPL, ou designada pelas autoridades, substitui o próprio movimento.

Pois os atos precisam de organização. A melhor defesa do movimento contra incontrolados e provocadores policias é a auto organização, para garantir a segurança, ao invés de colaborar com a policia entregando vídeos de suspeitos, como noticiou a imprensa (OESP 16/06).

Esta começando uma luta pela redução imediata das passagens e que deve continuar, para conquistarmos o Passe Livre Estudantil, e a estatização do transporte público.

Portanto a hora é da mais ampla unidade e organização para conseguirmos a vitória!

– Abaixo a repressão! Fim das prisões!

– Redução imediata das passagens!

– Passe Livre Estudantil já!

– Desmilitarização da PM

Conselho Nacional da Juventude Revolução