Em meio aos ataques do governo ilegítimo do presidente golpista Michel Temer ter uma juventude organizada é essencial.

Nossa organização busca unir os dados históricos da realidade ao caráter “prático” da luta, ou seja, à atuação dentro das necessidades que a conjuntura política atual pede: nas ruas contra os retrocessos, por nenhum direito a menos e em defesa da Democracia!

Nessa perspectiva, no último domingo, 25 de fevereiro de 2018, realizamos nossa Formação de Verão com o tema da Constituinte e também sobre os 170 anos do Manifesto do Partido Comunista, com mediação de Vinicius Machado (mestrando em Educação) e Rafael Uliana (graduando em História e militante da JR), ambos estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo.

A partir das apresentações e dos debates, discutimos sobre a Constituição de 1988, que atualmente vigora no Brasil, bem como sobre a importância de fazermos uma Assembleia Constituinte que seja Exclusiva, ou seja, com representantes eleitos exclusivamente para realizá-la, e Soberana. Uma Constituinte unicameral, sem o Senado e com uma pessoa um voto. Discutimos também sobre as origens do Manifesto Comunista e o contexto de sua produção, sua perspectiva de classe, análise teórica e programa político, bem como sobre sua atualidade, 170 anos depois.

Conseguimos reunir 25 pessoas. A estudante de pedagogia Jamilly Lemos deixou o seu depoimento:

“A primeira vez que eu ouvi falar sobre Constituinte foi através da JR em meados de 2017. No entanto, eu não tinha um conhecimento melhor sobre o tema. Foi através da formação de verão da JR que pude entender o conceito e a importância de se lutar por uma Constituinte e também por uma sociedade socialista. O que mais me fascinou foi perceber que essa pauta política não é utópica e nem sectária, é algo concreto que podemos e devemos construir no agora, na conjuntura política em que nos encontramos, ao defender a Democracia e com ela Lula com Constituinte”.

A participação de todos foi fundamental para termos o resultado de um evento tão produtivo. Agradecemos a cada um que esteve presente conosco, dedicando o seu domingo à luta!

“A teoria sem prática de nada vale, a prática sem teoria é cega”, Lenin.

Organize-se! Lute conosco!

Brenda Melo, militante da JR-ES

Formação de Verão da JR – ES
Classificado como:            

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *