Depois da Formação Nacional de Verão em São Paulo, ocorrida no início de fevereiro, diversos núcleos da JR realizaram formações em seus estados, ampliando assim a discussão sobre esse fato tão importante para a história da humanidade: a Revolução Russa de 1917. A seguir, alguns relatos dessas atividades.

Rio de Janeiro

Formação RJ

Com a presença de militantes e simpatizantes da cidade do Rio de janeiro, Niterói e Volta Redonda, a formação, que contou com o informe da Francine, ex-militante da Juventude Revolução e atual professora da UFF de Niterói, discutiu a Revolução de Outubro de 1917, não apenas para ver um acontecimento histórico, mas para buscar nela sua atualidade. E é nesse sentido que a discussão foi se encaminhando, ao colocarmos os problemas que hoje enfrentamos, os ataques que sofremos, como a (contra)reforma do Ensino Médio, a PEC 55, reforma da Previdência, nenhum deles descolado do golpe, que segue a logica do capitalismo na sua última fase, o imperialismo, ou seja, lucro a qualquer custo.

Bahia

A galera da Bahia fez uma formação em Salvador, no dia 18.02, que contou com 12 jovens, vindos de 5 cidades diferentes: Salvador, Amargosa, Cruz das Almas, Vitória da Conquista e Camaçari. A atividade aconteceu na Faculdade de Educação da UFBA. O informe foi dado por Paulo Riela, membro do Diretório Estadual do PT, e em seguida a companheirada se dividiu em dois grupos, facilitando a discussão. Todos saíram bastante satisfeitos com e animados pra combater pelos direitos da juventude. Encaminhou-se a ampliação dessa discussão no Recôncavo Baiano, em Vitória da Conquista e em Feira de Santana. Na parte da tarde, foi realizada uma reunião da coordenação da JR.

Alagoas

Formação AL

No dia 18 de fevereiro, a JR, em Alagoas, realizou sua atividade de formação sobre os 100 anos da Revolução Russa e seu Encontro Estadual. O informe foi feito pelo professor de História da Universidade Estadual de Alagoas e dirigente da CUT AL. A atividade contou com cerca de 15 pessoas entre militantes e contatos de Maceió e Arapiraca. Ao abrir para as perguntas, os participantes levantaram questionamentos sobre as conquistas que a revolução trouxe para a classe trabalhadora, Trotsky e Stalin, a importância da defesa do partido principalmente no momento de rejeição partidária e as dificuldades para a unificação da esquerda.
Na parte da tarde, realizamos nosso Encontro Estadual para discutir nossa linha política e eleger a nova direção para o período.

Santa Catarina

Formação SC

Em Santa Catarina, no dia 18.02, aconteceu também a formação e plenária estadual da JR o Estado. A atividade contou com aproximadamente 30 jovens. O companheiro Renê Medeiros, servidor público municipal a ativo participante da última greve histórica dos servidores, foi o informante. A plenária ainda elegeu a coordenação estadual da JR, que já iniciou a discussão da participação no dia 15 de março, quando se constrói a paralisação nacional contra a reforma da previdência.

Brasília

Formação DF

A JR realizou no dia 11/02 (sábado) sua atividade de formação de verão, o informante foi nosso ex-militante Marcius Siddartha, e hoje militante do PT e da IV Internacional, para dar a palestra. Ao final foi feita uma roda de conversa. E vimos, a importância de ter uma juventude organizada e consciente, que tenha convencimento político para ter uma intervenção orgânica e produtiva. Papel que os militantes da JR exercem muito bem.

Organize-se! Lute conosco!

Nos Estados, JR realiza formações de verão sobre os 100 anos da Revolução Russa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *