No dia 24 de março, a caravana “Lula pelo Brasil” passou por Florianópolis. A Juventude Revolução em Santa Catarina, realizou atividades de mobilização em escolas e universidades, levando dezenas de jovens com suas reivindicações ao ato com Lula. No dia seguinte, a JR organizou uma atividade de formação sobre a Constituinte.

Um dia após a caravana, a juventude estava com muita energia para discutir sobre a Constituinte, cuja palavra de ordem fez ecoar pela praça da catedral: “Ei Michel Temer, a parada é a seguinte, você sai e o Lula volta pra fazer Constituinte!”

Contamos com a participação de jovens do MST, JPT e do movimento por moradia do bairro do Jardim das Oliveiras em Araquari/SC. Em meio a tantos ataques do governo golpista e seu congresso corrupto à democracia e aos direitos dos trabalhadores e da juventude, se faz necessária a mais ampla unidade em defesa do direito de Lula se candidatar, é preciso discutir entre os jovens a saída: Lula com Constituinte!

Os jovens do MST e do movimento por moradia das Oliveiras discutiram sobre a atual Constituição, que prevê que as terras públicas e que não cumprem função social, sejam destinadas à reforma agrária. No entanto, a juventude sem-terra e sem-teto sabe que não é bem assim. A realidade dos movimentos por terra e moradia é banhada por sangue, repressão militar – como já aconteceu na ocupação Jardim das Oliveiras, invadida pela PM no início do ano passado – e muita resistência. Isso tudo, porque a constituição que garante que essas terras sejam destinadas à reforma agrária, é a mesma que estabelece regras antidemocráticas para a eleição dos nossos representantes. A instituição do senado, o financiamento privado de campanha, a desproporcionalidade no voto entre os estados, entre outras regras, permite eleger esse congresso corrupto que nada têm a ver com nossos interesses. A bancada do boi, os representantes dos grandes empresários e latifundiários, jamais permitirão que avancemos em nossos direitos.

Lula é o candidato que mais cresce nas pesquisas, e durante a caravana pelo interior de Santa Catarina, já deu a letra: “Vamos precisar revogar tudo, por exemplo, o teto de gastos, se não, não faço nada. Vamos precisar orientar o voto, os deputados federais na nossa chapa só entram os que têm compromisso, porque vamos precisar de uma Constituinte, pois já rasgaram a Constituinte que teve. Quero voltar para consertar o país, fazer a reforma agrária, regularizar as terras quilombolas e as terras indígenas, fazer uma reforma tributária, isentando do Imposto de Renda quem ganha menos de 5 salários mínimos, pra os ricos pagarem, taxando as heranças e os lucros”.

Lula é a saída pra situação caótica que vivemos. Com a força do povo, tem alternativa à aliança com esse congresso de picaretas: a convocação de uma assembleia nacional constituinte soberana, com representantes eleitos pelo povo, para passar o Brasil a limpo, mudar as regras do jogo, reverter as medidas dos golpistas e abrir caminho às reformas populares! Depois da caravana em Santa Catarina, a juventude segue na luta em unidade, agora com toda força na construção dos comitês em defesa da democracia e do direito de Lula ser candidato! Eleição sem Lula é fraude! Não tem plano B, é Lula com Constituinte!

 

Kris Mackleiny – Militante da JR/SC

Após a caravana Lula em SC, JR realiza formação sobre Constituinte junto com jovens do MST, JPT e movimento por moradia!
Classificado como:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *