Em SP, JR realiza seminário do Movimento estudantil

Em SP, JR realiza seminário do Movimento estudantil

A JR Paulista, neste ultimo sábado(29), realizou no sindicato dos petroleiros um seminário do movimento estudantil. Que teve como texto base o manifesto de Córdoba, passou pela discussão da história do ensino superior e do movimento estudantil no brasil e concluiu o dia com a explanação sobre as entidades estudantis (CA´s, DA’s, DCE´s, UNE, UBES, UEE, etc) e encaminhando a luta prática para o Próximo período.

Cine-debate no Capão Redondo em SP discute situação da educação

Cine-debate no Capão Redondo em SP discute situação da educação

Racionais MC’s, genocídio da juventude preta e periférica, miséria e desigualdade social. Essas são as imagens que muitas pessoas imaginam ao ouvir sobre bairro Capão Redondo. A realidade dos moradores do Capão não é exclusividade do distrito em questão, já que muitas regiões da cidade, do estado e do país, passam pelo mesmo problema. Um sistema que oprime, marginaliza e mata milhões de trabalhadores no mundo, o capitalismo.

Documentário: A Rebelião Popular em Maceió – 17 de Julho

Documentário: A Rebelião Popular em Maceió – 17 de Julho

Há 20 anos, os servidores públicos do estado de Alagoas viviam uma situação de desespero com mais de 5 meses de salários atrasados, o povo já não tinha mais acesso aos serviços públicos essências. Cansados desta situação, servidores públicos e o povo foram às ruas com as polícias civil e militar na linha de frente para derrubar o governo de Dilvaldo Suruagy em 17 de julho de 1997.

Em defesa de Lula!

Em defesa de Lula!

O juizeco, Sérgio Moro condenou o ex-presidente Lula por 9 anos e 6 meses no caso do triplex, o prosseguimento da caça ao PT iniciada com a ação penal 470 (o mensalão), que tenta atingir todos os instrumentos de luta da classe trabalhadora e da juventude. É o estado de exceção que avança, comandado pelo mesmo Judiciário que deu o golpe. Moro criou seu próprio código penal e dispensa provas, quando quer atingir o seu principal alvo, Lula. Um teatro mal encenado para acontecer um dia após a votação da reforma trabalhista. Nós, da Juventude Revolução, somos incondicionais na defesa de Lula e das organizações dos trabalhadores e da juventude. Hoje, esta defesa está atrelada na defesa do único candidato capaz de anular as medidas dos golpistas através de uma Constituinte soberana que passe a limpo todas as instituições apodrecidas (inclusive o judiciário capitão do golpe) e faça as reformas populares que atendam aos anseios da juventude e da classe trabalhadora. Em defesa de Lula! Não ao estado de exceção! Fora Temer! Diretas Já! Lula com Constituinte! Conselho Nacional da Juventude Revolução

As tarefas do movimento operário feminino na República Soviética

As tarefas do movimento operário feminino na República Soviética

Discurso de V. I. Lênin na IV Conferência de operários sem partido da cidade de Moscou 23 de setembro de 1919 Camaradas! Sinto-me feliz de trazer minha saudação à Conferência das Mulheres Operárias. Permitir-me-eis não tratar dos assuntos e dos problemas que hoje, necessariamente, preocupam mais que qualquer outra coisa todas as operárias e todos os elementos conscientes das massas trabalhadoras. Os problemas mais candentes são os do pão e de nossa situação militar. Mas, segundo o que apreendi dos informes de vossas reuniões, publicados nos jornais, esses temas foram aqui analisados exaustivamente pelo camarada Trotski, no que se refere ao problema militar, e pelos camaradas Jakovleva e Sviderski, no que concerne ao pão; permiti-me, portanto, não tratar dos mesmos.

JR no DF faz formação sobre questão negra

JR no DF faz formação sobre questão negra

No Distrito Federal (DF) ocorreu, uma atividade de formação sobre a questão negra no Brasil e os problemas políticos relacionados com o tema. O informe foi apresentado por Ricardo Cavalcanti, militante da Juventude Revolução e estudante de pedagogia na Universidade de Brasília. Foi apresentado para os participantes os principais problemas advindos do racismo estrutural, o informante focou um pouco do informe para explicar a situação que vivemos e como isso reflete na vida do jovem negro/negra da periferia.

55º Congresso da UNE aprova Fora Temer, Diretas Já E CONSTITUINTE!

55º Congresso da UNE aprova Fora Temer, Diretas Já E CONSTITUINTE!

O 55º Congresso da UNE reuniu cerca de 5 mil delegados e mais de 10 mil estudantes em Belo Horizonte para discutir o rumo do movimento estudantil para os próximos dois anos. Numa situação em que a juventude vê seu futuro ameaçado como na redução do FIES, cortes de verbas, ameaças de cobrança nas mensalidades em universidades públicas, aumento das mensalidades nas privadas, limite de gastos e as reformas trabalhista e da previdência esse congresso foi de máxima importância! Nossos desafios são grandiosos, e, portanto, precisamos de unidade para superar. O exemplo da unidade entre as centrais sindicais que construíram a histórica greve geral do dia 28 de abril – que desestabiliza o golpista e faz adiar a votação dos projetos no Congresso Nacional – serve para a juventude.