No dia 21 de abril, jovens interessados em discutir a conjuntura nacional e o protagonismo da juventude no Partido dos Trabalhadores se reuniram na Praça XV para uma segunda roda de conversa. O encontro não se restringiu a filiados; estudantes da USP São Carlos, da UFSCar e secundaristas compareceram para tirar dúvidas sobre o funcionamento do partido e pensar as possibilidades de atuação dos jovens dentro de suas instâncias de decisão.

Em um momento de acirramento da disputa política com a proximidade das eleições e de aprofundamento do golpe que, assentado no tripé político, jurídico e midiático, persegue lideranças políticas de esquerda, impõe uma agenda neoliberal desaprovada pela população e recentemente planejou e executou a prisão do ex-presidente Lula, articular a juventude aturdida em meio a tantos acontecimentos é uma tarefa imprescindível para a resistência a curto e a longo prazo. Por isso, foram pautadas questões relacionadas à formação política dos jovens dentro do partido, à organização de núcleos petistas nos espaços frequentados pelos presentes na reunião e à ocupação dos espaços públicos com nossos símbolos, buscando assim agregar mais pessoas identificadas com nossa luta e reconstruir a identidade do partido cotidianamente massacrada pelas mídias hegemônicas.

Como encaminhamentos mais imediatos, decidiu-se realizar um próximo encontro na sede do PT municipal para a apresentar a estrutura do partido aos interessados e aos recém-filiados, planejar intervenções na cidade, iniciar a organização do congresso da juventude do PT e de Comitês Populares Lula Livre nas universidades, escolas, bairros e fábricas, dialogando com a base e aproximando a juventude dos sindicatos e dos movimentos populares. As reuniões seguirão acontecendo em espaços públicos, sinalizadas pela bandeira do partido, abertas aos jovens que tenham interesse em se aproximar do Partido dos Trabalhadores.

Lucas Yanagizawa e Helena Boschi

Jovens se reúnem em São Carlos para discutir o PT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *