A Juventude Revolução e o comitê de redação do Boletim Internacional de Jovens receberam em nome dos correspondentes do boletim no Peru, um curto relato da situação dos estudantes no país e enviou uma saudação ao seu congresso que ocorreu entre 21 a 23 de setembro, para discutir a luta em defesa do ensino publico no país. Abaixo, a troca de correspondências.

Pedido Recebido do Peru

“Estimados companheiros da redação do Boletim Internacional da Juventude (BIJ). Os companheiros que se organizam ao redor da redação do BIJ no Perú, decidimos participar do XXVII congresso nacional da Federação de Estudantes do Perú, que será realizado em Cajamarca entre os dias 21 e 23 de setembro. Como parte de nosso plano de intervenção decidimos editar 500 exemplares do BIJ n 06 para distribuir entre centenas de delegados que representam todos os estudantes do país (universidades e escolas), distribuição que já está sendo acompanhada com uma previa assinatura ao BIJ.

(…)esse congresso se realiza em um momento critic para a universidade pública peruana, devido a promulgação da lei 299914 que estabelece que posteriormente as universidades através de seus “recursos diretamente recolhidos” (recursos da universidade) pagará o aumento ou a promoção de seus professores , ou seja, a universidade pagaria parcialmente o salario de seus professores, o qual constituem um golpe brutal na natureza e existência da universidade pública no Perú. Esta situação é muito grave, ao ponto que os próprios reitores das universidades se pronunciaram, porém nunca em comunicados públicos. Por outro lado, a Federação de Trabalhadores Universitários (FENTUP) decretou uma greve universitária nacional para o dia 25 de setembro e certamente a Federação de Docentes (FENDUP) e a Federação de Estudantes (FEP) acordarão nos próximos dias uma medida similar. Digamos, sem medo de errar, que nas próximas semanas ocorrerá uma mobilização universitária em todo o país como não se tem há décadas, rechaçando o artigo 7 da lei 29914. (…)
Correspondentes do BIJ no Peru

 

Saudação ao congresso da FEP (Federação de Estudantes do Peru)

 

Estimados companheiros,

Por meio dos companheiros que se organizam ao redor da redação do Boletim Internacional de Juventude no Perú, enviamos nossa calorosa saudação aos participantes do XXVII Congresso da Federação de Estudantes do Perú. Vivemos um momento crucial no qual a crise do capitalismo golpeia em primeiro lugar a juventude, pressionando particularmente pela destruição dos sistemas públicos  de educação, com o objetivo de assegurar a continuidade dos lucros dos banqueiros e das multinacionais.

As lutas que os estudantes do Perú se preparam para combater em defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade, serão acompanhadas com muita solidariedade e interesse, porque uma vitória de vocês contra a ofensiva do capital será um ponto de apoio para os jovens de todos os países.

Otimo XXVII congresso! Saudações para que tenham pleno êxito nos trabalhos!

 

 

Luã Cupolillo, Secretário nacional – Juventude Revolução do Brasil ( em nome da redação do Boletim Internacional de Juventude)

JR Saúda XXVII congresso da federação dos estudantes do Perú

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *