A Juventude Revolução do PT publica abaixo a nota nacional da JPT repudiando as declarações do governador da Bahia, Rui Costa (PT). Na contramão do mandato que recebeu, o governador defendeu que mensalidade em universidade pública não pode ser um tabu. A nota da JPT demonstra que a juventude do partido está atenta e defende a educação pública e GRATUITA

Confira as notas: 📜 JPT Nacional | 📜 JPT Bahia

RUI COSTA, NÓS DEFENDEMOS UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA, GRATUITA E PARA TODOS!

É com espanto que a Juventude do PT e o conjunto da militância petista recebem a notícia de que o Governador Rui Costa, em um almoço com jornalista, declarou que as universidades públicas deveriam cobrar mensalidade “das pessoas que podem”. Rui Costa ignora as posições históricas do seu partido e os avanços proporcionados pela política de Cotas nas Universidades da Bahia e do Brasil. O governador parece desconhecer que hoje são pessoas de baixa renda que ocupam majoritariamente os bancos das universidades, numa realidade completamente distinta do que diz o clichê da direita neoliberal com quem faz coro. Exemplo disso, reportagem da revista Exame de 17 de maio, com informações fornecidas pela ANDIFES, revela que nas Universidades Federais, 70,2% dos estudantes são de baixa renda (até 1,5 salário mínimo de renda familiar per capita), e 51,2% são negros.

Defender o pagamento de mensalidade na Universidade Pública, para quem quer que seja, é abrir as portas para a supressão do direito básico à educação que deveria ter todo o brasileiro e brasileira. Consideramos que “educação não é mercadoria” pois o seu valor, enquanto direito, é inestimável e que, por isso, “quem paga, não deveria”. São estes os gritos que emergem das ruas contra o projeto de Bolsonaro, Guedes e Weintraub e são eles que vão emergir contra todo aquele que não entenda os anseios da Juventude. Rui Costa têm que escolher o seu lado.

Alertamos ao Governador Rui Costa que antes de qualquer declaração, sendo ele do PT, observe a larga contribuição histórica que o nosso partido construiu desde Paulo Freire, nosso fundador e patrono da Educação brasileira, tão combatido pelos conservadores e fascistas que se apossaram do poder. E o convidamos, como um desafio à ele para que ouça as bases que defendem o projeto petista nas Universidades Bahia e Brasil afora, para vir debater conosco da Juventude do PT e a militância da Educação uma saída para a crise de financiamento estabelecida pelas políticas recessivas de Temer e Bolsonaro.

20 de Maio de 2019

Juventude do PT Nacional


SECRETARIA DE JUVENTUDE DO PT BA EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA E GRATUITA!

A Secretaria Estadual de Juventude do PT Bahia recebeu com espanto a declaração do governador petista, Rui Costa, na imprensa. Para o governador, uma família que pagou escola privada a vida inteira tem condição de pagar mensalidade da universidade pública! Ou seja, o início da privatização.

Ora, governador! Dizemos em alto e bom som: essa NÃO é a posição da JPT! Temos presenciado um aprofundamento da crise política e econômica do país, resultantes de uma crise ética, onde as universidades estão sendo diretamente atacadas. O governo do Estado da Bahia não pode ser agente fortalecedor do conservadorismo e da destruição das conquistas e direitos que foram alcançados. Precisamos continuar sendo resistência, como fomos nas eleições de 2018, mostrando para o Brasil que podemos continuar avançando em contramão aos retrocessos e conservadorismo que ameaça os nossos direitos individuais e coletivos.

Este cenário demanda que se aumente ainda mais os esforços de um governo eleito sob um projeto democrático e popular, na defesa da universidade pública, gratuita, de qualidade e comprometida com as causas das minorias, com as demandas sociais.

A posição histórica do nosso partido é de defesa de uma universidade pública e GRATUITA. O nosso combate é pelo acesso universal à educação pública! Não aceitamos nem um tipo de privatização ou cobrança de mensalidades. Essa foi a defesa dos milhões que foram as ruas, em todo o Brasil no dia 15/05 e que voltarão no dia 30/05, no combate aos cortes de Bolsonaro na educação!

Nas universidades estaduais, há mais de um mês os professores estão em greve e contam com o apoio dos estudantes. Rui Costa, em vez de sentar para negociar e dialogar com os docentes e discentes, corta os salários de nossos professores! É inadmissível, principalmente por parte de um governo petista!

As Universidades Estaduais Baianas (UEBAs), são, além de instituições de excelência, que desenvolvem pesquisas e extensão de qualidade, de fundamental importância para a formação de milhares de cidadãos e cidadãs na Bahia, com um papel fundamental na consolidação de mudanças a partir das interações e diálogos entre os sujeitos, da construção de suas identidades, do convívio e proximidade que pressupõem consensos e dissensos e que, extrapolando os muros da universidade, com impacto direto na sociedade a partir da crítica às estruturas sociais. O papel das UEBAs é histórico e estrutural, afinal, estamos falando de universidades presentes em todo o estado da Bahia. Por sermos um governo petista aumenta, portanto, a nossa responsabilidade, em seguir com um trabalho sério, ético e comprometido com a solução dos problemas das UEBAs.

A Secretaria de Juventude do PT Bahia se posiciona contra as declarações do governador Rui Costa, em defesa da universidade pública e gratuita! As declarações e postura do governador, vão à contramão do pensamento do eleitorado que o elegeu. Em outubro de 2018, Rui Costa foi reeleito com 75% dos votos, derrotando a política e projeto de Bolsonaro e ACM Neto na Bahia, a sua postura deve ser coerente ao que prega o nosso partido, ao que apresentamos ao povo nas disputas das urnas.

Exigimos, portanto, que Rui negocie com a categoria em greve nas universidades estaduais, e dialogue com o segmento dos técnicos e o movimento estudantil, não só neste momento, mas permanentemente, assumindo uma postura de abertura ao diálogo e de constante empenho na busca por melhores alternativas de qualificação das universidades, bem como de estímulo à defesa de uma educação pública, plural, gratuita e de qualidade, que possa ser produtora da resistência ao atual cenário do País.

Em defesa da educação pública e gratuita! Rui Costa, negocie! Todo apoio aos docentes em greve!

22 de Maio de 2019

Juventude do PT-BA

Juventude do PT manda recado para as declarações do governador da Bahia Rui Costa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *