Juventude Revolução de SC disputa eleições online para grêmio estudantil

Entrevista com Naomi, presidente da chapa e militante da Juventude Revolução do PT

O núcleo da Juventude Revolução do PT do município de Araquari, norte de Santa Catarina, impulsionou uma chapa para disputar a eleição para o grêmio do Instituto Federal Catarinense – Campus Araquari. As eleições aconteceram no dia 13 de março, de maneira online. A coordenação estadual da JR do PT/SC entrevistou Naomi, militante da JR e presidente da chapa. 


JR/SC: Porque o núcleo decidiu disputar as eleições do Grêmio agora? Qual a importância do grêmio?

Com a atual situação que estamos passando de ataques do governo Bolsonaro, achamos necessário haver um grêmio que esteja disposto a lutar e que possa orientar os estudantes nessa luta pelas reivindicações.

JR/SC:   Como foi o processo de formação de chapa no IFC?

O tempo de inscrição foi curto, foi de dois dias. Não conseguimos estender o prazo. Nós e as outras duas chapas homologadas já tínhamos uma pré chapa formada e apenas por isso conseguimos fazer a inscrição a tempo. 16 estudantes toparam construir a chapa.

JR/SC:  Fale um pouco sobre a campanha, que pautas discutimos com os estudantes?

A campanha foi feita em três dias,em nossa chapa foi discutido a questão do passe estudantil que é necessário para os estudantes de Joinville, que não têm. Sobre os cortes na educação para o ano de 2021 que vai afetar os IFs e sobre a questão do Enem, que foi feito de forma caótica, mais cedo do que os estudantes gostariam e prejudicando milhões de estudantes.

JR/SC: Qual foi o resultado das eleições e qual o aprendizado do conjunto da chapa com a disputa das eleições?

Ficamos em segundo lugar nas eleições, consideramos isso uma vitória pois a chapa era formada pela maioria sendo calouros e nesses três dias conseguimos mostrar pra muitas pessoas que mesmo sendo calouros temos vontade de lutar pelos estudantes!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome