Mesa de Abertura do 1° Congresso da AESA

Aos 9 dias do mês de maio de 2014 a Juventude Revolução se fez presente no 1° CONAESA (Congresso da Associação dos Estudantes Secundarista de Alagoas), uma nova entidade estudantil estadual que se propõe a ser uma alternativa à UESA (União dos Estudantes Secundaristas de Alagoas), que hoje é dirigida pela direita se limitando a ser uma fábrica de carteirinhas. Os estudantes de Alagoas não se sentem mais representados pela UESA (União dos Estudantes Secundaristas de Alagoas), que desde 1993 não organiza congresso onde os estudantes possam pautar suas reivindicações e eleger a diretoria da entidade. A construção da AESA, faz parte de uma iniciativa de rearticulação do movimento secundarista, por parte de grêmios livres e entidades municipais de várias cidades de Alagoas.

Durante a abertura do congresso, a CUT, UNE, CTB, Comitê do Plebiscito pela constituinte, SINTEP, SINTEAL, SINPRO, UMESE, UMES – Boca da Mata, UMES – Arapiraca, UMES – União dos Palmares, fizeram uma fala saudando o 1° CONAESA.

No horário da tarde houve grupos de discussão (Conjuntura, movimento estudantil e educação) onde a JR apresentou a Tese “AESA É PRA LUTAR”, contendo algumas propostas que foram aprovadas após discussão: Apoio ao Plebiscito Popular por uma Constituinte para fazer reformar o sistema político; Retirada das tropas do Haiti; Desmilitarização da PM; Fim do Genocídio da Juventude das Periferias; Punição aos crimes da ditadura; Fim dos ‘Autos de resistência’; Passe Livre; Defesa de uma educação de qualidade; campanha de formação de grêmios etc.

Diretoria eleita

No final do encontro foi aprovada uma ‘carta do congresso’ agrupando várias iniciativas de luta, em especial a exigência ao governo estadual de um Plano Emergencial para a Educação, cobrando melhorias nas estruturas físicas das escolas, mais professores etc. Na eleição da diretoria, a JR conseguiu eleger 5 estudantes de um total de 12 cargos na executiva da AESA.

Banquinha de arrecadação financeira da JR

Nossa tarefa agora é criar grêmios estudantis e fortalecer a AESA nas escolas e nas ruas!

Laís Alves, militante da JR Maceió, eleita Vice-Presidente da AESA

Juventude Revolução participa do 1° Congresso da AESA