O Congresso da União Brasileira de Estudantes Secundaristas está convocado para 05 a 08 de novembro, e será em Brasília. A Juventude Revolução apresenta sua contribuição ao debate com a pré-tese UBES É PRA LUTAR!, e vamos mobilizar os secundas de escolas de ensino fundamental, médio, pré-vestibular, ensino técnico.

O CONUBES, como é chamado, acontece de 02 em 02 anos. Ele define quais serão as posições políticas da UBES e as lutas que serão organizadas, e também elege uma diretoria para organizar tudo isso. Infelizmente, hoje, a entidade está ausente das escolas por causa da política da sua direção. Os estudantes se organizam em cada escola, elegendo representantes para votar as decisões da UBES. Esses representantes eleitos são chamados delegados, e cada escola tem direito a um número de delegados de acordo com o número de alunos matriculados. Quem não for eleito também pode participar e debater, só não pode votar.

Tem muita coisa para ser discutida nesse congresso, várias reivindicações. Mas o central é os cortes na Educação que já somam R$ 11 bilhões. Isso é o contrário que deveria ser feito, pois é preciso ampliar as verbas para a Educação Pública, já que os problemas no ensino estão aí para quem quiser ver. Isso faz parte da política de ajuste fiscal organizada pelo Ministro Levy, que a JR afirma que é preciso derrotar. A UBES tem um importante papel para cumprir nessa história: mobilizar os secundaristas em uma verdadeira luta contra o ajuste e o corte na educação. Outras questões importantes, como a defesa da Petrobrás, estão presentes na nossa tese.

Vamos precisar correr contra o tempo! O processo de eleger os delegados para o Conubes termina dia 25/10. O prazo não é o maior problema, o problema real é que o regimento é muito pouco democrático! Ele não garante que se tenha tempo hábil para uma discussão entre os estudantes nas escolas. Por exemplo, a comissão responsável por fazer a eleição pode anunciar que vão haver inscrições de chapas na véspera! As chapas são os conjuntos de estudantes que se agrupam em torno de propostas (por exemplo, chapas que vão defender as propostas da UBES É PRA LUTAR!) para serem eleitos delegados – é possível ter mais uma chapa, e nesse caso é o voto quem vai dizer quem é delegado.

Em centenas de escolas, a inscrição de chapa já está marcada sem que os alunos saibam e possam organizar sua própria chapa. Por isso, precisamos começar a discutir imediatamente com nossos colegas em sala de aula as propostas que defendemos, e já começar a reunir aqueles que topam participar de uma chapa com a gente. Para eles, precisamos pedir algum documento que comprove matricula na escola. Pode ser uma cópia da carteirinha, um documento emitido pela secretaria, uma cópia do último boletim ou outros. O que importa é que tenha nome do aluno, o nome da escola, e que seja válido no ano de 2015.

Também é preciso começar a correr atrás da arrecadação, para garantir transporte, alimentação e inscrição no Congresso. O núcleo da JR, assim como os estudantes que se organizarem junto à tese UBES É PRA LUTAR!, podem preparar uma série de arrecadações: venda de materiais como botons, cartilhas, camisetas, DVDs; festival de torta ou de doces nas escolas; pedágio nos faróis; lista de ouro entre os professores; pedidos de contribuição para sindicatos ou parlamentares; etc.

No link abaixo, confira um passo a passo sobre a eleição de delegados. Qualquer dúvida, dificuldade ou problema, procure os camaradas da JR que estão responsáveis por isso: a camarada Priscilla, coordenadora da JR-SP que está acompanhando a comissão do congresso (whats app: 11 960287769 / face: Priscilla Chandretti); ou o camarada Victor, nosso diretor na UBES (face: Victor Caíque Silva de Carvalho). Não cometa enganos por não ter perguntado!

Passo a passo sobre o Conubes

Juventude Revolução rumo ao Congresso da UBES! Junte-se a nós!