Depois da mobilização dos estudantes do centro de Brasilia no dia 6 de março, no dia 7 foi a vez dos estudantes do Gama saírem em passeata para exigir de Agnelo as reivindicações. No período matutino, quase 1.500 estudantes de 6 escolas do Gama se mobilizaram. A manifestação foi impulsionada pela UMES do Gama fundada ano passado (2011) com delegados de 7 escolas diferentes.

A UMES é uma entidade que representa todos os estudantes de ensino médio e fundamental, do Gama e uma entidade autônoma, que luta pelos direitos dos estudantes. Os militantes da  Juventude Revolução que combatem pela construção da UMES ajudaram desde o inicio a construção da mobilização!

O ato foi lotado graças aos esforços dos Diretores da UMES, dos grêmios estudantis, da ajuda da Juventude Revolução e do Sinpro ( Sindicato dos Professores) e do Sindsep (Sindicatos dos servidores Públicos).

As reivindicações dos estudantes eram: Cobertura imediata das quadras de esporte das escolas, refeições saudáveis e de qualidade, passe livre ilimitado e irrestrito, reformas estruturais urgentes, fim da cobrança de taxas nas escolas públicas, mais vagas nas universidades públicas incluindo a construção da Universidade Distrital, e atendimento imediato a pauta de reivindicações dos professores.

O Governador Agnelo não cumpriu acordo de abril do ano passado com os professores e está tratando a educação com descaso. Os estudantes marcharam abalando a cidade com carro de som partindo da Administração do Gama até a DRE para negociar com o Diretor José Antônio, chegando lá foi tirada uma comissão de negociação com o Diretor que não foi nada produtiva, como no ano passado eles alegaram não poder fazer nada, o recado está dado! Os estudantes não vão mais aceitar esse descaso com a educação e continuarão se mobilizando.

“ESTUDANTE NA RUA, GOVERNO A CULPA E SUA”

Guilherme Shandler – coordenador da JR núcleo Gama

No Gama passeata reúne 1500 em defesa das reivindicações e em apoio aos professores do DF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *