A Juventude Revolução é uma organização de jovens que luta em defesa dos direitos e das reivindicações da juventude. Estivemos, junto com outros milhões de jovens nas mobilizações de junho do ano passado, que conquistaram a redução das passagens e abalaram as instituições do país.

Estamos preparando nosso 13° Encontro Nacional que ocorrerá em Brasília, entre os dias 1 a 4 de maio, e queremos fazer um chamado à organização e à Luta!

Com as mobilizações, governos, o judiciário e o Congresso de bandidos como Sarney , Renan, Collor e outros estremeceram diante do povo nas ruas, e não conseguiram responder à altura. Ficou provado que com esse congresso não dá! Ninguém confia que ele fará as mudanças necessárias.

Nas ultimas 3 décadas, o país só assistiu a mobilizações tão grandes assim em outras duas ocasiões. No Fora Collor, quando milhões foram às ruas liderados pelos estudantes, a UNE, a UBES e organizações populares como o PT e a CUT, e antes disso, nas manifestações por “Diretas já” em 1983-84, quando milhões exigiam o fim da Ditadura com eleições diretas para presidente.

Não por acaso, as três grandes manifestações populares dos últimos anos no país, abalaram as instituições da ditadura.
Até hoje, 50 anos depois do golpe militar e 29 anos depois do fim da ditadura, além de conviver com torturadores e assassinos do regime  que continuam à solta e com a policia militarizada que mata a juventude das periferias, convivemos com o congresso eleito por regras preparadas pelo regime militar, em que o povo não está representado, porque um eleitor ou eleitora não vale um voto (11 em SP tem o mesmo peso que 1 em Rondônia).

Um congresso em que prevalece o poder das oligarquias e a maioria dos deputados são financiados por grandes empresas, enquanto persiste o chamado “Presidencialismo de coalizão”, em que o partido do presidente não tem maioria no congresso e faz todo tipo de alianças em nome da “governabilidade”.

Mas nós queremos mudanças! É por isso que juntos com dezenas de outras organizações, estamos construindo o Plebiscito Popular  pela Constituinte exclusiva e soberana do Sistema politico.

E com a força da juventude, nas escolas, bairros ou universidades, vamos constituir comitês para fortalecer a campanha, colher milhares de votos de 1 a 7 de setembro de 2014, para exigir da presidente Dilma que convoque uma assembleia constituinte para fazer a reforma politica (proposta  que chegou a ser feito por Dilma, que recuou sob pressão do PMDB e do STF) e abrir caminho para o atendimento das aspirações populares e de soberania nacional pelas quais lutamos, e que mesmo depois de 12 anos de governo do PT, não foram feitas, como a desmilitarização da PM, reestatização do que foi privatizado, vagas para todos nas universidades públicas, melhoria das escolas públicas, Passe Livre estudantil entre outras.
Esse debate estará no centro do nosso 13° Encontro para o qual convidamos todo jovem a participar.

Num mundo em que o Imperialismo só tem a oferecer a exploração e a opressão e a guerra, em que esse sistema baseado na propriedade privada dos meios de produção joga milhões de pessoas na miséria a cada  ano, para conquistarmos nossas reivindicações, nosso direito a um futuro digno e enfrentar  os poderosos, precisamos de independência politica e unidade com os trabalhadores e suas organizações!

É por isso que defendemos a unidade de estudantes através de suas entidades, como a UNE e a UBES, que precisam ter independência do governo para agir em defesa de nossas reivindicações.

É por isso que defendemos que em cada manifestação, organizemos nossa própria ação coletiva, sem deixar que nenhum provocador se infiltre, que ninguém fale em nosso nome!

É por isso que não aceitamos financiamento de ONGs, Empresas e Igrejas. Que é o que nos permite ter uma discussão aberta, sem rabo preso, sobre as lutas da juventude e dos trabalhadores.

A batalha pela Constituinte, assim como a luta por nossas reivindicações e a construção de uma organização ampla de jovens, a JR, que lute em unidade com os trabalhadores, serão parte da discussão do nosso 13° Encontro Nacional, que acontecerá entre os dias 1 a 4 de maio em Brasília – DF e convidamos cada jovem a participar do Encontro e seus debates preparatórios.
Compartilhe nossa luta! Organize-se!

Conselho Nacional da Juventude Revolução, 18 de fevereiro de 2014

——–

Nos próximos dias convidamos cada militante da JR a escrever para o site, como contribuição à discussão do nosso encontro. Estará aberta uma tribuna de debates, onde publicaremos os artigos enviados.

Um convite aos jovens do Brasil: 13° Encontro Nacional da Juventude Revolução