O governo Mauro Mendes (DEM), através da Secretaria de Educação Estadual quer fechar duas escolas no estado, a EE Nilo Póvoas em Cuiabá e a EE Virgínio Nunes em Barão de Melgaço, além disso, municipalizar outras 5 escolas. Isso significa na prática diminuir a oferta do Ensino Médio em um estado onde mais de 30 mil jovens estão fora das escolas.

Assim como outros governadores, Mauro Mendes está aplicando a política do Bolsonaro em nosso estado. Nacionalmente existe o corte de verbas para a educação, a tentativa de implementação do “Fature-se” (Projeto Future-se) e da Reforma do Ensino Médio, e impulsionam a lei da mordaça.

Essas medidas são resultado da política do golpe em 2016 que junto aprovou a Emenda Constitucional 95 (congela por 20 anos o investimento na educação e saúde). Assim, a educação pública é atacada tanto na qualidade, quanto no acesso quando tentam fechar as escolas, por exemplo. No país onde o desemprego jovem bate recordes, o genocídio contra a juventude negra aumenta, como visto em Paraisópolis, a educação sofre cortes, o futuro se torna uma grande interrogação.

É preciso resistir e se organizar pelos nossos direitos! Não vamos aceitar o fechamento de escolas e a precarização da educação em Mato Grosso! É inadmissível fechar escolas quando existem tantos jovens fora da escola em MT.

A luta em defesa da educação pública precisa ser nacional. Por isso, venha com a Juventude Revolução do PT participar do 43° CONUBES (Congresso da União Brasileira de Estudantes Secundaristas). Na luta contra o obscurantismo e o autoritarismo do governo Bolsonaro combateremos pela formação de uma chapa petista que lute contra os cortes na educação, em defesa da liberdade de organização, contra a militarização das escolas, pela anulação dos processos contra Lula e tenha como perspectiva política o fim do governo Bolsonaro.

Núcleo da Juventude Revolução do PT em Cuiabá.

Não ao fechamento das escolas estaduais em MT!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *