Neste momento crucial, a JRdoPT expressa nosso total apoio à greve dos professores de Alagoas. A luta por um reajuste salarial justo, de 5% parcelado em duas vezes de 2,79%, é mais do que justa. É um chamado à valorização dos educadores que moldam o futuro de nossa sociedade.
Entendemos que essa greve afeta não apenas os professores, mas também todos os alunos. A escola é um dos caminhos que os jovens têm para chegar no ensino superior e ter uma perspectiva de futuro e quando nossos professores não recebem o devido reconhecimento, todos sofremos as consequências. Por isso, nos somamos nessa greve e exigimos que o governador pague o piso salarial aos professores de Alagoas.
Além disso, compartilhamos a preocupação com relação a urgência da revogação do Novo Ensino Médio (NEM). Nós queremos uma reforma que melhore a vida dos estudantes, que dê acesso ao conhecimento, que ouça os estudantes mas, infelizmente, estamos testemunhando desafios significativos tanto para os estudantes quanto para os professores. Essa reforma não interessa à juventude, tira dos alunos os conhecimentos históricos produzidos pela humanidade, precariza o ensino e transforma a escola num depósito de gente. É hora de repensar essas mudanças e trabalhar juntos para construir uma educação que seja mais eficiente e equitativa para todos.
Queremos investimento nas nossas escolas, merenda de qualidade e estrutura para nossa formação. Por isso, nos juntamos aos professores, estudantes e toda a comunidade educacional de Alagoas nessa greve, exigindo que o governador Paulo Dantas pague o piso dos professores e as férias dos professores contratados.
Tauã Paiva – Militante secundarista da JRdoPT Alagoas