A presença de Lula no Diretório Nacional do PT, que ocorreu em Salvador no dia 14/11, deu novo fôlego à militância soteropolitana no combate pela candidatura própria do partido em Salvador.

O ex-presidente afirmou que o PT deve ter candidatura em todas as capitais. E está correto! Foi essa a resolução aprovada pelo Diretório Municipal (DM) do PT em Salvador, que aconteceu em 17/10:

“o PT de Salvador apresentará candidatura própria. […] Como dizem as resoluções do 6º Congresso do PT, dentre outras coisas, nos guiamos por uma ‘perspectiva anti-imperialista, antimonopolista, antilatifundiária e radicalmente democrática’. Essas resoluções devem balizar a nossa política de alianças”.

A resolução deixa explícita qual a proposta do PT para a cidade. Por exemplo, em particular para a juventude, o PT coloca a necessidade de “passe livre estudantil com empresa pública de transporte”. É fundamental na cidade em que o presidente nacional do DEM, ACM Neto, lucra junto com seus comparsas das empresas de ônibus.

Mais do que nunca, é necessário resgatar as resoluções do 6º Congresso do PT. Afinal, qual acordo de governo devemos ter com aqueles que votaram a reforma da previdência com Bolsonaro?

A discussão sobre candidatura no PT de Salvador esquenta a cada dia. Sempre tem alguém para levantar possíveis candidaturas de fora do partido. Alguns no PT querem trazer empresário de clube de futebol, que tem origem no carlismo da cidade, para ser o candidato do partido. Ora, nós da Juventude Revolução do PT consideramos que é necessário um candidato petista para o PT!

Nas eleições de 2020, as candidaturas a prefeitos e prefeitas do PT devem compor alianças de caráter antiimperialista. Isso significa buscar o PC do B, PSOL e setores populares do PSB e PDT. Somente alianças com esse caráter serão capazes de ajudar a organizar a única força capaz de derrotar o governo Bolsonaro: a força do povo trabalhador. Essa será uma discussão a se fazer no 7º Congresso do PT, dias 23 e 24 de novembro.

Rodrigo Lantyer, membro do Conselho Nacional da JR do PT e da Executiva Municipal do PT Salvador.

Candidatura própria do PT em Salvador ganha novo fôlego com presença de Lula

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *