Abstenção no ENEM bate recorde!

Milhares de jovens não conseguirão ingressar no ensino superior no próximo período, devido a ausência recorde no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O primeiro dia de provas foi marcado por aglomerações, falta de medidas que pudessem garantir a segurança dos estudantes e com jovens e mais jovens barrados, já na porta da sala de aplicação, demonstrando que, apostando no caos, o governo Bolsonaro acreditou que a alta abstenção “seria a principal medida de segurança”. Um governo canalha!

Só no primeiro dia, a abstenção chegou a 51,5%, já sendo a maior abstenção da história. No segundo dia, este recorde foi batido, chegando a 55,3% – o maior número desde a criação do exame em 1998 -. São 3 milhões de jovens que tiveram seu futuro afetado, que não entrarão no ensino superior com uma grande parte destes jovens, principalmente os mais pobres, abandonando a continuidade de sua formação ingressando no mercado de trabalho informal, nas piores funções possíveis, sem nenhum direito. Enquanto Bolsonaro cruza os braços, mascando seus 7 milhões em chicletes,  oferece este futuro aos jovens do país.

JRdoPT foi ao ENEM

No segundo dia de aplicação da prova, a Juventude Revolução do PT esteve na porta de algumas escolas dialogando com os jovens. Foi apresentada a proposta de uma nova data de reaplicação da prova, onde todos os estudantes que se sentiram prejudicados (sejam os que fizeram sob pressão absurda, devido a falta de organização, ou aqueles que não puderam fazer a prova) pudessem refazer o ENEM com as condições devidas e não no caos, como aconteceu.

Vários jovens diziam que “a defesa de uma nova data era importante” e que “o ano de 2020 não valeu”, exatamente porque grande parte dos estudantes nem aulas tiveram. A forma como o ENEM aconteceu aumenta a desigualdade entre os jovens no país, um dos setores mais afetados pelo desemprego, que, sob este governo Bolsonaro, não encontrará nenhuma saída. É exatamente por isso que, para termos acesso ao ensino de qualidade, é preciso botar pra fora Bolsonaro e todo seu governo o quanto antes!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome