QUANDO O ESTUDANTE SE MOVIMENTA, TEM BOLSA ALIMENTA!
Após 9 meses de luta do movimento estudantil da Universidade Estadual de Alagoas e com a realização de uma audiência pública na instituição, a reitoria publicou nas páginas oficiais da universidade o lançamento do edital referente ao Programa Alimenta 2023.
Os estudantes passaram longos meses lutando pela concretização do único programa de assistência estudantil que a universidade possui. E por meio da organização, que resultou em uma comissão dos três setores (estudantes, sindicato dos técnicos e sindicato dos professores), bem como através de cartazes, panfletagem, passagem em salas e cobranças diretas, um passo importante foi alcançado.
Importa destacar que no dia 30 de agosto de 2023, aconteceu uma audiência pública na sala do PRODIC – UNEAL, promovida pela comissão dos três setores, reivindicando o Bolsa Alimenta, Restaurante Universitário e Concurso Público para técnicos e professores, deixando claro que o movimento estudantil da UNEAL está de pé e preparado para continuar lutando pela permanência dos discentes e por melhoria universitária.
A audiência pública contou com a participação do Deputado Ronaldo Medeiros do PT, do vice-reitor Anderson Barros, da comissão dos três setores, além de técnicos, professores e estudantes. Neste momento, representantes dos Centros Acadêmicos, os sindicatos e os alunos que compõem a comissão relataram os problemas vivenciados e a importância de superação, fazendo questionamentos aos gestores da universidade, também foi entregue um abaixo assinado para o vice-reitor e foi reivindicado o apoio do deputado para fazer acontecer as exigências que os estudantes colocaram referente à assistência estudantil. A reitoria se comprometeu a lançar o edital do Programa Alimenta, realizar o projeto do Restaurante Universitário e concretizá-lo por meio de Emenda Parlamentar.
Um passo significativo foi dado, mas ainda é insuficiente em meio a tantas demandas, pois os alunos seguem sem total garantia de criação e ampliação de políticas de assistência e permanência estudantil, uma vez que o Programa Alimenta foi reduzido de 850 vagas para apenas 600 vagas, não tem perspectiva de pagamento, bem como falhas da gestão impediram a agilidade do procedimento e deixam os discentes com diversas dúvidas sobre o que está por vir devido a falta de informações de modo geral.
Nossa luta não pode parar! Até o momento, não há perspectiva de quando o governador Paulo Dantas irá convocar o concurso para técnicos e professores na UNEAL. Vale lembrar que os professores da rede básica estadual estão em greve porque o governador se recusa a pagar o piso salarial dos professores, além das férias dos professores contratados.
Além disso, o projeto apresentado pela reitoria na última quinta-feira é direcionado para a construção de uma área de convivência com quiosques no espaço que reivindicamos para o RU. Não queremos outra cantina, a reivindicação não é complicada: queremos o Restaurante Universitário no campus 1 e seguiremos em luta até conquistar o RU.
Portanto, é importante que os estudantes da Universidade Estadual de Alagoas sigam unidos lutando pelo Restaurante Universitário, pela ampliação do Bolsa Alimenta, pelo Concurso Público para técnicos e professores, mas também pela inserção de reais políticas de assistência e permanência estudantil, pois sem os três setores e sem a implementação desses programas a universidade jamais funciona.
Glenda e Lara – JR UNEAL