Deixem-nos viver! Pela vida das pessoas LGBTQIA+!

É com muita tristeza e indignação que mais um dos nossos, mais um jovem, padece nesses tempos obscurantistas que vivemos atualmente no Brasil, chefiado pelo governo retrógrado de ódio e autoritarismo de Bolsonaro e seus generais. Phetherson da Silva, de apenas 19 anos, tirou a própria vida após ter sido perseguido e sofrer ataques homofóbicos por ser gay. O jovem sofria de depressão e já havia tentado o suicídio meses atrás. O Brasil ocupa posições altíssimas nos rankings mundiais de violência à pessoas LGBTI+, sobretudo nas estatísticas de mortes de transgêneros e travestis. O estado de Mato Grosso, infelizmente, contribui para isso: Em 2019 foram 139 crimes de LGTI+fobia registrados e 17  vidas perdidas, já em 2020 foram preocupantes 276. Neste ano, 2021, em 5 meses, houveram 7 homicídios entre os 65 crimes registrados. Basta!

A juventude e a população LGBTQIA+ quer viver!

O direito à vida, o mais básico, têm sido negados a nós. Não aguentamos mais sofrer da LGBTI+fobia e não ter nenhum tipo de amparo. Não basta existir uma lei que criminalize a homofobia, é necessário mais políticas públicas para o combate dessas violências, campanhas de prevenção da LGBTI+fobia e acolhimento às vítimas. O fato é que com esse governo de Bolsonaro e seus generais, além Mauro Mendes (governador pelo DEM) e Emanuel (prefeito de Cuiabá pelo MDB) que o sustentam, não dá! Não é possível construir perspectivas de avanços nas conquistas dos direitos e de implementar políticas públicas capazes de assegurar uma vida digna aos LGBT+. Tão pouco com as instituições desse sistema político que não funcionam mais para o povo: um congresso nacional que não nos representa e não é capaz de formular política para a população LGBTI+, e um judiciário que permite as atrocidades do executivo. Para tal, é necessário colocar um fim no governo Bolsonaro e construirmos as condições para varrer essas instituições apodrecidas.

O jeito certo de amar é amando. O jeito certo de ser é sendo.

Queremos viver e ter um futuro! Exigimos direitos, independentemente da sexualidade ou identidade de gênero! Basta de violência contra a população LGBTI+! Queremos emprego! Queremos vacina! Fora Bolsonaro que dissemina o preconceito!

Juventude Revolução do PT de Mato Grosso


Isabelle Pinheiro – JRdoPT de Cuiabá

Matheus Ribeiro – JRdoPT de Cuiabá

Veja a publicação no instagram:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome