Em Arapiraca, estudantes da UNEAL lutam por direito a bolsa alimentação

SE O ESTUDANTE NÃO SE MOVIMENTA, NÃO TEM BOLSA ALIMENTA!

Em dezembro de 2022, nas páginas oficiais da Pró-reitoria de Inclusão Estudantil (PROINE – UNEAL), foi postado um reels agradecendo ao Conselho do FECOEP (Fundo de Combate à Pobreza) e ao Governo do Estado a aprovação do Programa Alimenta 2023, iniciativa voltada para auxiliar os estudantes regularmente matriculados e em situação de fragilidade social. No referido reels, houve também a informação de que seriam ofertadas 850 bolsas, divididas em 2 editais.

Entretanto, no mês de agosto de 2023 completamos 8 meses sem o lançamento do edital referente ao Bolsa Alimenta, o único programa de assistência estudantil que existe na Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Enquanto estudantes da instituição, sofremos com a carência de políticas públicas dentro da universidade, o que dificulta os custeios dos alunos com alimentação, transporte e outras demandas.

Importa destacar que a UNEAL não possui Restaurante Universitário e também não apresenta nenhuma bolsa de assistência ou permanência que possa suprir minimamente as carências que os alunos enfrentam nesse momento.

Sendo assim, principalmente aqueles que saem do interior todos os dias para ir até a universidade, passam horas sem ter pelo menos uma refeição de qualidade na instituição, fator que compromete não só o rendimento, como também dificulta a permanência e consequentemente a conclusão de curso desses alunos.

São 8 meses sem respostas e sem o lançamento de um edital extremamente importante para a comunidade acadêmica, mesmo diante de reiteradas cobranças dos alunos à Reitoria e Pró-reitoria de Inclusão Estudantil (PROINE) – que vem se movimentando para outras questões, mas não para a garantia e lançamento do referido edital (Bolsa Alimenta).

Portanto, além de reforçar a cobrança no que diz respeito ao Bolsa Alimenta, é necessário que a instituição volte a discutir a implementação de programas de assistência e permanência estudantil (Programa Alimenta em conjunto com o Restaurante Universitário, residência, transporte, entre outros), pois é preciso abrir os olhos para o atendimento das demandas daqueles que transformaram a Funesa em UNEAL, bem como possibilitaram que a universidade tivesse o reconhecimento e prestígio que possui atualmente, ou seja, seus estudantes.

Nesse momento, o movimento estudantil é chamado a se movimentar por melhores condições de permanência na universidade, é urgente a fundação de um DCE de luta na UNEAL que paute as reivindicações dos estudantes. A JRdoPT se soma nessa luta e, na semana que vem, realizaremos rodas de conversa, no campus I, sobre a situação da assistência estudantil na UNEAL com os estudantes que participaram do congresso da UNE. Queremos, nessas atividades, discutir com os estudantes sobre a urgência da convocação imediata do Bolsa Alimenta e construir uma agenda de lutas para que nenhum estudante da UNEAL fique com fome. Porque, se o estudante não se movimenta, não tem bolsa alimenta!


Segue a agenda das nossas atividades para discutir assistência estudantil.

No dia 22 de agosto, às 10h.

No dia 24 de agosto, às 16h30.

No dia 29 de agosto, às 19h.


Glenda – JR UNEAL

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome