O governador da Bahia, Rui Costa (PT), incia sua gestão na contramão do mandato que lhe foi dado nas urnas. Assim ele anuncia o “ajuste fiscal”. Seu Secretário da Fazenda afirma que o governo “vai apertar o cinto”.
Apesar do discurso de que a educação é uma das prioridades, Rui anunciou um corte de R$264 milhões nesse setor. Isso significa, por exemplo, 65% a menos para construção, reforma e ampliação de escolas!
Será que o governador acha que a educação pública está numa boa situação? Escolas sem professores, sem laboratórios, necessitando urgentemente de reformas requerem mais investimento!
Não foi para isso que os movimentos sociais, organizações e entidades votaram em Rui Costa (PT)! Foi para barrar a volta do coronelismo do DEM e atender nossas reivindicações!
À época das eleições, nós afirmamos: “[…] definimos o apoio para governador do Estado à candidatura de Rui Costa, do PT, para que ele aprove o Passe Livre Estudantil, restabeleça o imediato suprimento de merendas escolares de qualidade, aplique integralmente a Lei do Piso dos Professores e assuma o compromisso de reestruturar todas as escolas do Estado.”
Chamamos todas as entidades estudantis e de professores a defender a educação pública!
Rui Costa, não aceitamos nenhum corte no orçamento! Queremos mais investimento!
Rodrigo Lantyer, militante da JR em Salvador.