(Atividade de banquinha da RNEAP no RU da UFJF)
A Rede Nacional de Estudantes em Apoio à Palestina (RNEAP) segue tocando iniciativas em espaços estudantis de todo o Brasil. A RNEAP, lançada em maio de 2024 surgiu com o objetivo de ser um agrupamento de estudantes secundaristas e universitários de todo o pais que se uniram na luta contra o genocídio sofrido pelo povo palestino, assim como a luta contra a opressão de todos os povos. Em sua primeira reunião, lançou um manifesto público de estudantes pedindo pelo rompimento dos acordos acadêmicos e militares com Israel.
Neste sentido, os diversos estudantes que compõe à rede tem mobilizado uma série de atividades para levantar o debate do que está em curso com o povo palestino, ao mesmo tempo em que coleta assinaturas para o manifesto que será entregue em outubro, durante um ato pela ruptura das relações com Israel em Brasília. No último mês a RNEAP organizou atividades em Brasília, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Bahia.
No RS, realizou duas reuniões que resultaram em uma carta direcionada aos candidatos à reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) pedindo que a universidade rompa com seus acordos com Israel e uma agenda de banquinhas nos Restaurantes Universitários (RU’s) e campus da Universidade. Em uma das banquinhas já realizadas, dialogou com dezenas de jovens da UFRGS. Ainda planeja panfletos que expliquem aos estudantes quais são os acordos das universidades gaúchas com Israel que precisam ser rompidos imediatamente.
Em Volta Redonda, no RJ, estudantes secundaristas organizaram um debate com o filme “Hollywood, instrumento para desumanização do povo”. O mesmo documentário foi exibido como parceria da RNEAP com o Núcleo de Estudo e Pesquisa do Mundo Árabe-Islâmico (CEAO/UFBA) com um ciclo de exibição de filmes e documentários chamado “Cine Debate Palestina” na Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Outras banquinhas de coleta de assinaturas também foram montadas na Universidade de Brasília (UnB) e por estudantes da UFBA. Há planos de mais reuniões e iniciativas em outros estados como Minas Gerais (MG) e Alagoas (AL).
A RNEAP segue realizando atividades e fortalecendo a luta em defesa do povo Palestino. Estudantes podem entrar em contato pelas redes sociais para se somarem às mobilizações.
– Márcia Damke, CNJR