Leia o “Manifesto da Juventude Trabalhadora”

Em discussão no Grupo de Trabalho de jovens trabalhadores, os delegados ao 17º Encontro Nacional da Juventude Revolução do PT resolveram elaborar o presente manifesto, denunciando as condições de trabalho em postos ocupados majoritariamente por jovens. A partir desse documento, a Juventude Revolução do PT convida todos os jovens que se identificam com essas condições para debater e organizar iniciativas de luta!

Pelo fim da escala 6×1!

Nós, jovens trabalhadores, apoiamos a luta contra o regime de trabalho conhecido como “escala 6×1”. A maior parcela dos trabalhadores submetidos à essa escala de trabalho, é composta de jovens e negros. Essa escala não permite o descanso necessário. No único dia de folga, precisamos lavar nossos uniformes, realizar tarefas domésticas e resolver problemas de rotina. Um único dia de folga não é suficiente para descanso e lazer. A escala 6×1 representa a alta exploração dos postos de trabalho que sobram para a juventude. Todo apoio à PEC do fim da escala 6×1!

Condições de trabalho no telemarketing!

Nós, trabalhadores do telemarketing, sofremos diariamente com a falta de condições de trabalho, a baixa remuneração e as pressões diárias para cumprimento de metas e o assédio. A falta de fones de ouvido adequados ou da troca regular de equipamentos, causam doenças frequentes nos trabalhadores, que em sua maioria, são jovens. Problemas de coluna, hérnias e infecções graves nos ouvidos são algumas das doenças comumente desenvolvidas por jovens no telemarketing. Queremos nos dirigir aos jovens que ocupam posições de trabalho precarizadas, para que possamos juntos entender quais são nossos direitos, denunciar a precarização e exigir melhores condições de trabalho.

Treinamento adequado e remunerado para trabalhadores do comércio!

Nós, trabalhadores do comércio, lojas, bares e restaurantes, muitas vezes enfrentamos a falta de treinamentos adequados para a realização do nosso trabalho. A falta de treinamento nos causa doenças ocupacionais diversas pela falta de ergonomia, além de inúmeros acidentes de trabalho. Além da falta do treinamento adequado, muitas empresas não remuneram o período de treinamento, alegando ser um ‘‘curso’’ para o jovem trabalhador. Nossas horas de trabalho e de treinamento devem ser remuneradas. Chega de exploração!

Auxílio e condições para um home office saudável!

O trabalho em home office, sem as condições mínimas oferecidas pela empresa, pode fazer do home office custoso física e financeiramente para o trabalhador. O home office deve ser acompanhado de auxílio financeiro, para a cobertura dos custos de água, luz e internet, além de cadeira e mesa adequadas, fones, apoio para os pés e todos os equipamentos necessários para garantir a ergonomia do trabalho remoto. Há trabalhadores ainda que não querem transformar suas casas em uma extensão do trabalho. Por isso, devemos ter direito ao acesso a um escritório ou coworking para realizarmos nosso trabalho.

Oferta de uniformes pro trabalho!

Nós, trabalhadores da cozinha, shoppings e lojas de ruas, muitas vezes precisamos arcar com os custos da nossa roupa de trabalho, quando a empresa não fornece uniforme ou, ainda, não oferece uma quantidade suficiente de peças de uniforme ou adequadas (roupas e sapatos confortáveis). O uniforme de trabalho ajuda a garantir a segurança do trabalhador em seu horário de trabalho, além de ajudar na diminuição de custos do trabalhador que precisa comprar as próprias vestimentas para o trabalho.

Fim do banco de horas como substituição de compensação financeira!

O banco de horas é utilizado pelas empresas para compensar o pagamento de horas extras. Além de não haver compensação financeira de horas trabalhadas, as horas acumuladas no banco de horas ainda não podem ser gozadas pelo trabalhador no período decidido por ele próprio e muitas vezes, só podem ser aproveitadas em períodos de baixa demanda ou em acordo com gerentes e supervisores. O banco de horas não pode ser usado para substituir o pagamento de horas trabalhadas. Queremos compensação financeira das horas extras!

O presente manifesto é fruto do debate de jovens trabalhadores de lojas, bares, restaurantes, telemarketing, comércio e serviços em geral, que discutiu problemas comuns e condições de trabalho da juventude. Se você se identifica, quer discutir e organizar a sua luta conosco, organize-se na Juventude Revolução do PT!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome