Ocorreu nesta quinta-feira, dia 20/2, a segunda reunião entre o Comitê Memória, Verdade, Justiça do Ceará e o Reitor da UECE, Prof. Jackson Sampaio, com vistas à criação de uma Comissão da Verdade institucional reunindo as Universidades Estadual e Federal.

Estiveram presentes na reunião, além do Reitor, Sílvio Mota e José Machado, da Coordenação do Comitê, professora Helena Serra Azul, da UFC, em nome da ADUFC, professores Gil Jacó e Eudes Baima, da UECE, Amanda Buckinfeld e Bruno Rodrigues, do CA de História da UECE, Sebastião de Carvalho, estudante de filosofia da UECE, Paulo Henrique, do DCE/UECE, Renata Praciano, em nome da deputada Eliane Novaes (PSB) e Beliza Veloso, chefe de gabinete da Reitoria.

Destacou-se a necessidade de dar um passo efetivo na criação da comissão da verdade universitária e foi reafirmada a perspectiva de que ela reúna a UFC e a UECE o que, na avaliação de todos, daria mais força à iniciativa.

Ressaltou-se ainda que a constituição destas comissões institucionais já se encontra atrasada no Ceará, uma vez que elas têm se constituído em diferentes estados, já com resultados sendo publicados. Daí a urgência na constituição e início dos trabalhos da comissão universitária.

O Professor Jackson reafirmou a disposição da UECE de dar os passos nesta direção, se colocando à disposição do Comitê para tomar as medidas necessárias.

Neste sentido, a principal conclusão da reunião foi a de que a Reitoria da UECE, por meio do Reitor Jackson, solicitará do Reitor Jesualdo Farias uma audiência no prazo mais breve para discutir a questão. Esta reunião já foi agendada para o dia 27 de fevereiro.

Ao mesmo tempo, o Comitê Memória, Justiça, Verdade do Ceará segue impulsionando debates em escolas, alguns articulados pela Juventude Revolução, e prepara um ato público no dia 1o. de abril.

Caetano Dantas, é militante da Juventude Revolução em Fortaleza – CE

Avança criação da Comissão da Verdade no Ceará