Durante os dias 24, 25 e 26 de abril, os estudantes da UFAL Campus Arapiraca elegeram seus delegados para participação no 55º CONUNE que acontecerá nos dias 14-18 de junho em Belo Horizonte – MG. A disputa contou com a participação de 4 chapas: Chapa 01 – Une é pra lutar; Chapa 02 – Vem quem tem coragem; Chapa 03 – Ocupa UNE; Chapa 04 – Fazendo sua parte pela coletividade.

Os estudantes arregaçaram as mangas durante os dias de campanha e caíram em campo para a discussão política apresentando a tese UNE é Pra Lutar, passando em todas as salas do Campus, discutindo com cada estudante, debatendo nos corredores, durante os três turnos. Em grande parte das salas tivemos grande receptividade, fomos aplaudidos e uma galera se prontificou a assinar a tese, começamos a campanha com 3 assinaturas do Campus e terminamos com 27 assinaturas, fruto do combate que fizemos durante a campanha.

No dia 26 de abril, o dia da votação, a quórum mínimo foi batido rapidamente, os estudantes foram em massa votar, um fenômeno nunca visto na universidade, nem mesmo nas campanhas de DCE, onde o PSTU/ANEL destruiu o movimento estudantil durante sua “gestão”. No término da contagem de votos, o resultado foi expressivo, 710 alunos votaram no total, destes, 436 votaram por uma UNE independente, que trave a luta dos estudantes sem nenhum vacilo, sem nenhum conchavo com os golpistas, votaram pelo Fora Temer: nenhum direito a menos! Pelo garantida de verbas para as universidades públicas; Pela retirada da reforma da previdência; Abaixo a PEC 55 e a “reforma” do Ensino Médio; Por mais verbas para a assistência estudantil, enfim, entenderam que a UNE é pra lutar!

O resultado da votação garantiu para a Chapa 01 – UNE é pra lutar! 2 delegados, já a Chapa 2 – Vem quem tem coragem (171 votos) elegeu 1 delegado.

O mandato que os 2 delegados eleitos pela tese UNE é Pra Lutar! será para travar a luta dentro do congresso para que nossa entidade seja fortalecida e sirva para organizar a luta dos estudantes contra os ataques reacionários. E de volta para o Campus, os delegados farão o repasse para a base para juntos organizarem o movimento estudantil e as entidades de base pois precisaremos de um movimento forte, organizado e com independência política!

PH, militante da JR-Arapiraca

Em Arapiraca, a tese UNE é Pra Lutar elege seus delegados
Classificado como:                    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *