Foi realizada, em Salvador, no dia 26.11, a posse do Grêmio Estudantil Criação de Ação Educacional, do Centro Educacional Edgard Santo. No cerimonial, realizado no pátio da instituição estavam presentes o presidente do Grêmio, Gabriel Matheus, estudantes, direção, professores e funcionários da instituição. Tivemos a presença de, Vítor Caíque, diretor da União Brasileira de Estudantes Secundaristas, que iniciou o debate sobre a Reforma do Ensino; e Rodrigo Lantyer que deu uma saudação em nome da Juventude Revolução.

No debate, sobre a reforma do ensino médio e a Constituinte, foi demonstrado como o projeto de lei 6840/13 (Reforma do Ensino Médio) piora ainda mais a situação da escola pública. Nesse projeto, por exemplo, querem retirar conteúdos importantes para a nossa formação, além de proibir jovem menores de 18 anos de estudar à noite!

É no cenário do atual Congresso Nacional (o mais reacionário desde 1964) que corre esse projeto. Sem uma reforma política através de uma Constituinte, como poderemos impedir esse ataque aos nossos direitos? O Brasil precisa de uma urgente reforma do sistema político, que só uma Constituinte (assembléia de representantes do povo) poderá fazer, já que “com esse Congresso não dá!”.

Um dia após a posse, 27/11, o grêmio realizou uma reunião com os representantes de turma do turno da manhã e da noite, no sentido de unificar os estudantes para lutar por uma estrutura melhor na nossa escola. Elegemos o Conselho de Representantes e montamos um calendário de atividades, incluindo a Jornada de Juventude que ocorrerá em todo Brasil no início do próximo ano.  O grêmio também convocou os estudantes para a o ato de posse da Presidenta Dilma, no dia 01.01.15, para cobrarmos dela o apoio ao Plebiscito Oficial do Sistema Político!

Larissa França, militante da Juventude Revolução em Salvador e diretora do grêmio Criação de Ação Educacional.

Grêmio estudantil Edgard Santos (BA) realiza posse com debate sobre reforma do ensino médio e a luta pela Constituinte