No dia 26/09 houve uma atividade no Instituto Federal de Santos Dumont onde foi discutido sobre a situação da educação neste momento de golpe, de Temer e de ataques ao nosso direito de ter acesso ao conhecimento.

A atividade, organizada pelo Grêmio , contou com a presença de Yuri, membro da UEE-MG e Bea, secundarista, militante da Juventude Revolução de Juiz de Fora e membro do Grêmio da escola João XXIII. Além destes também estavam presentes dois professores e mais de 40 estudantes.

Durante a discussão Yuri apresentou um panorama do golpe de impeachment de 2016, ano em que pipocaram as ocupações em escolas e universidades contra a aprovação da contra-reforma do ensino médio, contra a PEC 55 (hoje EC 95, que coloca um teto e congela investimentos e impede que seja investido mais dinheiro em educação, por exemplo). Terminou falando da importância de lutarmos para reverter estes ataques aos estudantes e que essa luta hoje significa eleger Haddad para convocar uma constituinte que dê voz ao povo, aos estudantes e aos jovens para reverter estes e outros cortes que o golpe utiliza para nos atacar, tudo em nome do lucro.

Beatriz, por sua vez, ressaltou sua experiência enquanto estudante na época das ocupações, o quão difícil e necessário foi esta forma de luta para que possamos garantir o nosso direito à educação de qualidade e assim garantir nosso futuro.

Estudantes, membros do Grêmio e também professores fizeram o uso da palavra, como a Patrícia, professora de Geografia, que ressaltou a importância de sempre nos aprofundarmos em tais discussões, criticou a EC 95 e lamentou o curto tempo da atividade em geral e assim não poder ser abordado mais coisas e com mais profundidade.

A Juventude Revolução de Santos Dumont continuará fazendo estas e outras atividades nas demais escolas da cidade, ajudando os jovens sandumonenses a se organizarem nos Gremos para lutar em defesa de seus direitos e de uma educação cada vez melhor!

Andressa Nassaralla – membro do Grêmio do IFsudeste MG_SD e da Juventude Revolução do PT

IF de Santos Dumont (MG) debate sobre educação! É Haddad com Constituinte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *