No último sábado (04/05/13) foi realizado em Maceió, o encontro Estadual da Juventude Revolução Alagoas, contando com a participação de 18 jovens vindos de 3 municípios alagoanos. O Encontro foi um momento importante para formação política, organizar as lutas locais e eleger uma coordenação estadual.

A formação política foi ministra pela professora universitária Joelma Albuquerque que abordou o marxismo e seus conceitos básicos. Destacando que longe de ser mais uma mera ideologia, o marxismo é um sistema de idéias que explica o funcionamento do capitalismo e prepara politicamente a classe trabalhadora e a juventude para combatê-lo e construir um mundo igualitário.

Durante a tarde houve o debate ‘Drogas, violência e o genocídio da juventude das periferias’, um dos temas centrais do encontro que discutiu o papel social da droga agindo como elemento de alienação e destruição física da juventude, desviando-a da luta pelas suas reivindicações. Esse debate serviu para preparar a 4ª Marcha da Juventude Contra as Drogas que será feita em Alagoas no segundo semestre de 2013.

Por fim, foram aprovadas as resoluções do encontro e eleita uma coordenação estadual formada por 4 membros da capital e interior. Além disso, foram eleitos 3 delegados de Alagoas para a plenária nacional da Juventude Revolução que acontecerá em Brasília no mês de setembro.

Desde a fundação da Juventude Revolução (1989) a JR Alagoas realiza quase que anualmente um encontro estadual para pautar as lutas locais, organizar os núcleos e formar melhor politicamente os militantes. Isso é algo que nos orgulhamos e é um exemplo a ser seguido por outros estado também.

Juventude Revolução Alagoas realiza encontro estadual