Aproveitando a ocasião do 14º CONEB da UNE e do ENG da UBES entre 18 a 21 de janeiro em Recife – PE, a Juventude Revolução realizou um campo de formação política com cerca de 40 pessoas, entre militantes, simpatizantes, e contatos. A atividade foi realizada na manhã de domingo (20/01/13) em um dos prédios da Universidade Federal de Pernambuco.

O informante do campo de formação foi Alexander Valença, que militou na juventude revolução na década de 90. O tema abordado foi a Revolução Russa, com base no texto ‘Revolução de Outubro’ de Leon Trotsky. Esse texto é uma transcrição de uma pelestra feita por Trotsky para a juventude do Partido Social Democrata Dinamarquês em novembro de 1932.

Alexander explicou todo o processo que culminou na revolução russa dirigida pelo partido bolchevique, e porque a revolução de outubro foi vitoriosa. Após o informe, houve 3 rodadas de discussões e perguntas, onde gerou-se uma discussão real sobre a revolução russa e atualidade do marxismo.

Atividades de formação políticas como essa, são essenciais para fortalecer os militantes na luta pelas reivindicações da juventude, dos trabalhadores e pelo socialismo e devem ser reproduzidas pelos núcleos, principalmente aproveitando o período de férias de verão e do meio do ano.

‘O socialismo significará um salto do reino da necessidade ao reino da liberdade, no sentido de que o homem de hoje, esmagado sob o peso de contradições e sem harmonia, abrirá o caminho a uma nova espécie mais feliz. (Leon Trotsky)

 

Juventude Revolução realizou Campo Nacional de Formação sobre a Revolução de Outubro e atualidade do marxismo