No dia do Estudante (11/8), a juventude Revolução de Cuiabá realizou uma palestra no colégio José Luís Borges Garcia, com o objetivo de explicar a necessidade dos estudantes se organizarem para lutar pelos seus direitos.

Nessa atividade estavam presentes cerca de 150 estudantes secundaristas, compreendendo a importância da juventude se organizar como movimento estudantil. Assim, relembrando o surgimento e as lutas da UNE (União nacional dos Estudantes), que foi fundada justamente no dia 11 de agosto de 1937, que conquistou inúmeras reivindicações no decorrer da sua história, como o direito a meia-entrada, passe livre estudantil em algumas cidades, cotas para escola pública, 10% do PIB para educação, Ensino técnico e tantas outras lutas que a entidade mobilizou os estudantes nas ruas, assim como a UBES, União Brasileira de Estudantes secundaristas.

Além disso, teve o esclarecimento de fortalecer a organização do grêmio estudantil, como arma de defesa da juventude para enfrentar o abandono do ensino, muitas vezes esquecida pelo poder público.

Em meio a esse tema, O grêmio estudantil levantou para a comunidade escolar, a convocação dos estudantes a participarem da luta pela reforma do colégio JLBG, que foi “reformada” no valor de 500 mil reais pela SME (Secretária Municipal de educação) em 2012, no entanto o colégio não tem aparenta ter sido reformado.

Ventiladores quebrados em sala de aula, Esgoto a céu aberto do lado da quadra que não é coberta, falta material para educação física, não tem refeitório, alagamento das salas nos dias de chuva, Sobretudo, falta respeito à juventude pelo seu direito a uma educação que lhe dê o desenvolvimento pleno e saudável!

Para isso, o grêmio está organizando um documentário para denunciar propriamente a SME, e tentar convidar outras escolas que se encontram abandonadas pelo bairro, e assim mobilizar a luta dos estudantes pelos seus direitos renegados pelo poder público. Por fim, nesse dia do estudante, os jovens puderam ver a importância de a juventude ter na  consciência, que só com a luta pela educação de qualidade, conseguirão verdadeiramente a valorização dos estudantes.

Alexandre Carreira, é militante da JR em Cuiabá – MT

No dia do estudante, JR promove debate em escola de Cuiabá para ajudar a organizar a luta pelas reivindicações!