Todo estudante deve ter o direito de participar!

Por eleições livres e democráticas no DCE da UniRio!

Centros e Diretórios Acadêmicos, convoquem um novo CEB!

Demais estudantes da UniRio, voto nulo!

Estudantes da UniRio, nesta semana acontecem as eleições para o DCE de 2015. Não podemos deixar passar em branco como todo este processo se deu de maneira antidemocrática.

Na tentativa de afastar os estudantes do debate e assim encontrar facilidades em se manter no poder, a atual gestão do DCE fez de tudo para impedir a igualdade de condições para todos os alunos interessados em participar. Chamaram o CEB (Conselho de Entidades de Base) em cima da hora, querendo dar prazo menor que uma semana para as inscrições da chapa. Ora essa, sabemos muito bem que é impossível organizar uma discussão e fazer o debate político com a maioria dos estudantes em menos de uma semana. Quem se beneficia com isso? Somente a atual gestão.

O CEB ainda conseguiu, contra a vontade deles, modificar o calendário, estendendo para 10 dias o prazo de inscrição de chapas, ainda pouco. Os alunos, exceto os poucos que estiveram no CEB, só ficaram sabendo sobre as inscrições de chapa no dia 4 de novembro, três dias antes do término do prazo para as inscrições de chapa, quando alguns papéis com letras miúdas foram fixados nas paredes do CLA. Se montar uma chapa em menos de uma semana era impossível, imagina em dois dias. Curioso que semanas antes, para organizar debates com os candidatos do PSOL, passaram mais de uma vez em sala e pregaram cartazes bem visíveis pela faculdade. Percebe-se logo qual a prioridade da atual gestão.

Como todas as manobras falharam e uma chapa de oposição conseguiu se formar, coube à Comissão Eleitoral, de maioria indicada pela atual gestão, impugnar a chapa concorrente, sob o pretexto de existirem comprovantes “inválidos”, sem acatar qualquer recurso. Uma simples conferência com a direção da universidade mostraria que todos os alunos inscritos na chapa são estudantes da UniRio e que o problema com os comprovantes foi uma falha burocrática. Enquanto a Comissão Eleitoral impugnava os concorrentes da chapa de oposição, um de seus membros recolhia comprovantes de matrícula para a chapa da atual direção, o que é proibido para membro da Comissão.

O movimento estudantil deve colocar sempre em primeiro lugar o direito do estudante, a democracia entre eles, o direito ao mais amplo e livre debate e opinião diferente. Mas esta eleição não esta ocorrendo assim. E se começou errado e vai terminar errado, queremos que este processo seja invalidado e que novas eleições, com calendário que garanta amplo debate, sejam realizadas. Para isso, queremos um novo CEB extraordinário que deve ser convocado imediatamente. Em defesa da democracia entre os estudantes. Do amplo debate sobre nossos rumos. Do respeito ao direito de participar do processo eleitoral. Levemos o debate a cada sala de aula. E que cada aluno possa escolher quem melhor irá o representar.

É hora de dar voz aos estudantes!

C.A.s e D.A.s, convoquem um novo CEB! Pela destituição da atual comissão eleitoral e convocação de novas eleições!

Todos os demais estudantes! Voto nulo nesta eleição de uma chapa só!

Nota da JR sobre as eleições do DCE da UNIRIO