A Juventude Revolução – IRJ é uma organização política de jovens que luta contra a exploração, a opressão e a guerra e pelo socialismo no Brasil e no mundo. Surgimos da necessidade que todos os jovens têm de lutar pelos seus direitos. Somos aderentes da Internacional Revolucionária da Juventude (IRJ). Lutamos pelo direito da juventude ter um futuro de verdade sem guerras, violência e todo tipo de opressão. Queremos emprego, educação, esporte, diversão e arte! Por isso rejeitamos o capitalismo, sistema baseado na propriedade privada dos meios de produção, que explora e oprime os trabalhadores e a juventude.

Nós compreendemos que a vida da universidade se constrói através da organização de um Movimento Estudantil combativo, que esteja na luta cotidiana da universidade e que se coloque como alternativa às problemáticas encontradas pelos estudantes e pela comunidade.

Na UFBA, encontramos uma série de problemáticas: obras do REUNI paradas; estudantes dos Bacharelados Interdisciplinares sem direito á progressão para os Cursos de Progressão Linear sem vestibular, causando disputa entre os próprios estudantes; Restaurante Universitário que não comporta a quantidade de estudantes, servidores e professores, causando grandes filas e transtornos; salas de aula sem estrutura adequada para a formação profissional, sem laboratórios e materiais; violência dentro dos campi, com frequentes assaltos em pontos já comuns a esta situação; quantidade de transporte intercampi/BUZUFBA insuficiente para a demanda, principalmente estudantil.

Para colocar essas reivindicações na rua, é necessário construir um DCE forte, onde as reivindicações sejam o centro do debate político. Nesse sentido, identificamos a necessidade de construção de uma chapa que tivesse comum acordo com essa avaliação. Assim, estamos construindo as eleições do Diretório Central dos Estudantes da UFBA, através da Chapa 1 – Viração, chapa esta composta por várias organizações de juventude, como o Levante Popular da Juventude, o Coletivo Quilombo e o Ousar Lutar e Ousar ser diferente. Essa construção se dá através de uma plataforma de reivindicações estudantis que contempla as problemáticas apresentadas, e coloca no horizonte propostas de solução, como é a ampliação do trecho do transporte intercampi/BUZUFBA para o Centro de Educação Física e Esportes (CEFE/UFBA/Ondina) e Escola de Economia (Piedade); luta pelos 10% do PIB para educação; luta por 2 bilhões para Assistência Estudantil a nível nacional e por 15% do orçamento geral da UFBA para Assistência Estudantil, mais Restaurantes Universitários (RU’s), que atendam à demanda da comunidade acadêmica e forneçam alimentação de qualidade (vale lembrar a interdição da cozinha do RU em Ondina recentemente), mais Residências Universitárias, dentre outras. Entendemos como central a participação neste processo eleitoral, para a construção de um Movimento Estudantil universitário combativo e de luta.

Como uma organização política de jovens, lutamos contra as guerras e a exploração da juventude, juventude esta que sofre cotidianamente com a polícia militarizada, herança da ditadura militar, que realiza o genocídio da juventude negra. Por isso mesmo, consideramos fundamental alimentar a construção da comissão da memória, verdade e justiça na UFBA e em consonância com as comissões da verdade estaduais e nacional, exigir a punição dos crimes da ditadura.

É tarefa nossa impulsionar a organização estudantil através de suas entidades (diretórios e centros acadêmicos, DCE’s, UEB, UNE), a JR Bahia se coloca nessa construção, com seus militantes nas ruas, dialogando com os estudantes e propondo uma alternativa para o Movimento Estudantil, prezando pela autonomia financeira, afinal “quem paga a banda, escolhe a música”. Nesse sentido, convidamos você a construir conosco esta eleição, participando das atividades da chapa e das atividades da nossa organização, que confluirá com a presença de centenas de jovens na Jornada de Lutas da Juventude Brasileira, que acontecerá entre 25 de março a 1º de Abril e por conta dos 49 anos do golpe militar em 31 de Março, a Juventude Revolução estará nas ruas reivindicando a punição dos crimes da Ditadura, para além de outras pautas justas e coerentes da Jornada, como desmilitarização da polícia, os 10% do PIB pra educação, dentre outras. Conheça nosso programa e ajude na construção da chapa, conheça a Juventude Revolução e construa conosco essa luta.

Núcleo universitário da JR Bahia

Nota da Juventude Revolução sobre as eleições do DCE da Universidade Federal da Bahia