O presente texto foi escrito por Leon Trotsky em abril de 1939, como uma introdução a uma versão resumida d’O Capital, de Marx, desenvolvida por Otto Rule. Nesse momento Trotsky se encontrava no exilio no México, e seria assassinado um ano depois em sua residência pelo agente stalinista, Ramón Mercader. Este foi, portanto, um de seus últimos escritos.

O Presidente do Soviete de Petrogrado e organizador do Exército Vermelho para a defesa da revolução de Outubro de 1917, foi, antes de tudo, um escritor incansável, atividade que começou a desenvolver desde muito cedo, quando era um jovem estudante em Odessa, na Rússia.
Esperamos, com a publicação deste texto poder contribuir com o processo de uma sólida formação de novos militantes, que dia após dia buscam o caminho da revolução mundial, caminho preparado por Trotski ao longo de toda a sua vida.

E com isso esperamos contribuir também para deixar ainda mais vivo o legado de Trotsky, que todo o monstruoso processo de falsificação realizado por Stálin e a burocracia soviética, para deturpar a revolução de Outubro, tentou, mas não pôde apagar. A Contribuição de Trotsky permanece, assim como seu combate pela revolução continua, na militância de milhares de outros combatentes que dão continuidade à luta.

BAIXE A CARTILHA CLICANDO AQUI! 

 

Nova Cartilha da JR: O Marxismo em nossa época – O Pensamento Vivo de Karl Marx