A JR não é uma organização que se constrói ao redor de gabinetes. Mas não ignoramos o terreno eleitoral. Todo eleição, vemos um monte de candidatos brigando por votos. Cheios de demagogia e promessas que o povo já está cansado de ouvir e não consegue mais acreditar. A burguesia faz das eleições uma sujeira cada vez maior.
Mas mesmo sendo eleições municipais, onde a disuta do poder é limitada, compreendemos que muitas das nossas reivindicações urgentes como o Passe Livre estudantil e a aplicação do Piso Salarial Nacional precisam ser arrancadas dessas câmaras de vereadores e dos prefeitos e também exigem de Dilma, no governo federal, Outra Politica que privilegie no orçamento verbas para investimentos em areas socias, no lugar do contingenciamento, do superavit primário e do pagamento da divida.
Como organização politica não somos uma organização do PT (mesmo se há entre nós militantes filiados que combatem pelas bandeiras de fundação do PT) e tampouco compartilhamos da politica da direção do PT, que desenvolve uma politica de alianças com partidos da burguesia, estranhos aos interesses dos trabalhadores e da juventude. Mas reconhecemos no PT o partido com o qual os trabalhadores e grande parte da juventude tem relações e a quem, portanto, dirigem suas reivindicações, e que pela força social que possui, é de fato o unico que pode atender as reivindicações.
Por isso indicamos voto em candidatos do Partido dos Trabalhadores, que expressam o movimento histórico que fizeram os trabalhadores e de quem podemos, junto com as massas, cobrar o atendimento das reivindicações! Cobramos o passe livre, a criação de centros culturais, o compromisso com a luta pela punição aos crimes da ditadura e outras reivindicações.
Em São Paulo, por exemplo, o núcleo da Vila Maria organizou um ato para entregar uma carta-compromisso ao candidato do PT de São Paulo, Fernando Haddad, exigindo um centro cultural para a juventude. Na entrega Haddad respondeu: “Se eu ganhar a eleição irei construir um Centro Cultural na região”
Já em Juiz de Fora – MG, o núcleo da JR decidiu organizar um abaixo assinado para exigir da candidata do PT à prefeitura o compromisso com o Passe Livre estudantil, para que os jovens possam ter acesso a escola, cultura e lazer!
Luã Cupolillo, é membro do Conselho Nacional da JR