“A juventude é um dos setores mais castigados pela crise”

Publicamos uma entrevista à Victor Iniesta, jovem integrante do coletivo “Juventut en Peus”, originalmente publicada no dia 7 de maio, na edição nº 8 do jornal Información Obrera da Espanha. 

O Comitê pela Aliança dos Trabalhadores e Povos (CATP) que reúne diversas organizações e militantes que lutam em defesa dos trabalhadores e pelo fim da monarquia na Espanha, lançou um chamado com inúmeras reivindicações, dirigido à partidos ligados ao governo, para reconstruir os direitos e atender às necessidades da maioria da população diante da crise agravada pela pandemia. Entre as reivindicações estão a realização massiva de testes para o coronavírus, auxílio aos desempregados, revogação das reformas trabalhistas, entre outras medidas.

Información Obrera: Você é conhecedor e aderente da campanha¹ do Comitê pela Aliança dos Trabalhadores e Povos – CATP – intitulada: “O que há para reconstruir são os direitos”, em que sentido você crê que essa campanha é positiva para a juventude? 

Victor Iniesta: Como aderente da campanha, creio que as reivindicações expostas no texto sejam de máxima urgência. A campanha impulsionada pelo CATP é um banho de realidade diante da forte crise e do debate sensacionalista que os meios de comunicação propagam. É um fato que as pessoas que mais sofrem com o contágio e as vítimas mortais, são as residentes em bairros de trabalhadores. Dessa forma, é a classe trabalhadora que é forçada a pagar pela crise mais uma vez. Nós jovens, estamos vivendo em primeira mão, como a má gestão da educação deixa alunos sem a possibilidade de se formar. As desigualdades criadas pelas altas taxas universitárias e pela diminuição das bolsas, se complementam com a iminente crise. A campanha impulsionada é positiva para a luta dos estudantes, porque sem a união com os trabalhadores e o senso de classe, a reconstrução dos nossos direitos é impossível. Do mesmo modo, a situação por que passam os professores universitários, boa parte com contratos precários, precisa ser enfrentada em unidade. 

I.O.: Como você acha que é possível coordenar a campanha entre a juventude e os trabalhadores? O CATP é um bom instrumento para isso?

V.I.: Na minha opinião, o CATP é um bom instrumento para coordenar as reivindicações dos estudantes e trabalhadores. Constatamos isso quando estudantes e trabalhadores saíram às ruas de Barcelona, meses atrás, para exigir direitos que nos pertencem enquanto povo, mas também para nos opor ao poder judiciário que reprime à todos os divergentes da Constituição. O CATP é a ferramenta para que, diante de novas mobilizações, tanto estudantes quanto trabalhadores, estaremos organizados por um objetivo claro. 

¹ Chamado da campanha lançada pelo CATP disponível em: http://www.informacionobrera.org/llamamiento/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome