Avanço: Lula deve suspender implementação do NEM!

Em matéria publicada no jornal Folha de São Paulo, especula-se que nos próximos dias o governo Lula deve publicar portaria que suspende a implementação do Novo Ensino Médio(NEM). Essa posição surgiu após intensa crítica dos estudantes e profissionais da educação insatisfeitos com o NEM. No dia 15/03, estudantes de diversos lugares do país entoaram: “1, 2, 3, 4, 5 mil, ou para a reforma ou paramos o Brasil”. 

A proposta de nova portaria pode alterar a portaria 521 de 2021 que trata das mudanças a serem realizadas no Enem de 2024 para as mudanças introduzidas no ensino médio. Ela teria duração de 90 dias com possibilidade de prorrogação por mais 30 dias. Esse é o período de duração da consulta pública aberta em março para avaliar o novo ensino médio. Não é a revogação da lei do Novo Ensino Médio que continua em vigor, mas abre uma perspectiva positiva para a vitória do movimento 

A proposta de suspender a implementação do NEM mostra que a pressão dos estudantes está surtindo efeito e incomodando os críticos – a exemplo do Estadão – que defendem esse projeto de destruição de ensino! É uma vitória que dá ânimo para o movimento RevogaNEM que se articula em todo o país. Como disse o Hugo de Sarandi/PR: “Alguns estudantes não estavam acreditando que o movimento poderia dar em algo. Agora estamos provando a força que o povo tem”! 

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas(UBES) convocou o segundo ato nacional pela revogação do NEM dia 19. Vamos reforçar essa mobilização ao máximo. Nossa luta não pode parar até revogar o NEM e garantir acesso a uma Educação de qualidade com o retorno da ciência ao currículo escolar.

A Juventude Revolução do PT organizou uma comunidade no whatsapp para todos os estudantes interessados a se somar nessa luta. Participe com o bonde da sua escola para as ruas no dia 19 exigindo a imediata revogação do NEM! 
Acesse nossa comunidade: https://chat.whatsapp.com/GIDr6A0lGsn513OPjjiUd6

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome