ConUNE UFMT: UNE é pra Lutar elege seus primeiros delegados!

A UFMT elegeu seus delegados no último dia 18/05, em eleições multicampi (cada campi elege seus representantes) rumo ao 59º Congresso da UNE. As chapas UNE é pra Lutar foram inscritas em dois locais, campus Cuiabá e campus Várzea Grande que, por enquanto, ficam em uma mesma sede. Militantes da JRdoPT, que ajudam a impulsionar esta tese.

Em Cuiabá, dos 9 delegados possíveis e outras 5 chapas concorrentes, a chapa teve direito a 2 delegados, chegando a 231 votos livres e conscientes das lutas que precisam ser organizadas. Já em Várzea Grande, que elege apenas 1 delegado e com outras 2 chapas concorrentes, participamos da eleição e conquistamos 88 dos 125 estudantes que votaram. Isso em um momento que o movimento estudantil neste campus está em reconstrução.

Em geral, a política que apresentamos foi de traduzir para a realidade vivida no dia-a-dia dos estudantes à necessidade de uma verdadeira luta pela recomposição integral do orçamento das universidades para garantir a permanência e melhores condições de ensino, pesquisa e extensão. A parte que a UFMT terá direito daqueles 2,4bi anunciados por Lula, deu condições – após estudantes mobilizarem lutas e combates em defesa da Assistência Estudantil – de o reitor anunciar o reajuste de bolsas e auxílios pagos pela universidade em equiparação aos valores praticados pelo MEC desde o início deste ano. O que aponta que é possível avançar e conquistar mais, a exemplo de exigir 2,5bi para o PNAES e transformá-lo em lei.

Sendo fundamental, para tanto, que a União Nacional dos Estudantes aatue de maneira independente dos governos e reitorias, pela articulação e fortalecimento das lutas e mobilizações que acontecem em cada universidade, inclusive engrossando campanhas e pressões nacionais.

É com essa garra que os estudantes que constroem a tese UNE é pra lutar! vão fazer o combate dentro do 59º CONUNE deste ano. Conheça o movimento e assine você também!


Leo Rondon – JRdoPT MT

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome