No momento em que publicamos, Zanetti retira seu nome da candidatura, deixando a companheira Hosana Marcondes como pré-candidata a prefeita pelo PT. Em breve traremos mais informações na página de Facebook da Juventude Revolução – PR. De todo modo nossa defesa segue sendo por mais e melhores serviços públicos!
No Paraná a Juventude Revolução do PT fez reunião online com pré-candidaturas do PT de Araucária (PR) para discutir propostas para a juventude rumo às eleições municipais, relacionando os desafios no município com a situação política nacional. Estavam presentes o pré-candidato a prefeito Luciano Zanetti, e pré-candidatos a vereadora Cris Rosa, Osvaldo Marcondes e Paulo Antunes.
A militante secundarista Nataly perguntou a opinião sobre a volta às aulas durante a pandemia proposta pelo governo Ratinho Júnior (PSD), que colocaria estudantes, famílias, professores e funcionários em risco de contaminação pelo coronavírus , e todas as pré-candidaturas se posicionaram contra, afinal “se nem adulto consegue usar máscara direito, imagina criança”, sendo que também falta verba para as escolas adquirirem materiais de higienização. Paulo Antunes lembrou também como as escolas privadas querem voltar logo para justificar as mensalidades, colocando o lucro na frente da saúde pública. Cris Rosa comentou sobre o ensino remoto que “escancarou as desigualdades” já que várias famílias tem dificuldade em adquirir bons planos de internet ou oferecer um abiente de estudos adequado em casa, e Zanetti lembrou da falta de formação e ferramentas que ajudem o professor a dar aulas virtuais.
Questionados sobre vagas nas escolas e creches municipais, Cris Rosa falou que é necessário criar uma comissão de pais e líderes de bairro e trabalhar com o estado do Paraná para resolver a logística de vagas, porque “todo ano tem sido um enfrentamento” para deixar o mínimo de jovens fora da escolas. Zanetti lembrou que as creches precisam abrir em período integral pois não adianta zerar a fila, como prometeu o prefeito atual, e ignorar as família que não podem deixar os filhos na creche apenas de manhã ou de tarde. Ainda sobre o atual prefeito, Osvaldo lembrou da promessa furada de criar mais creches, que não se realizou, e à respeito das escolas falou da necessidade de haver o contraturno no ensino básico público que ofereça reforço e atividades extras para a juventude.
O transporte público, que está no centro da propaganda de reeleição do atual prefeito, foi um dos temas mais dicutidos na reunião. Segundo Osvaldo, precisou chegar o ano de eleição para as linhas de ônibus aumentarem, e ainda assim há poucos horários, afinal “o que adianta baixar a tarifa e colocar wifi se não tem ônibus?”. Cris Rosa apontou a necessidade de investir no conforto e estrutura do transporte, pensando na juventude que precisa ir até Curitiba em ônibus lotados e desconfortáveis e já chega esgotada e dolorida no trabalho. Paulo Antunes falou de como há uma “caixa-preta” protegida pela máfia que controla o transporte público municipal, lembrando os protestos pela integração Araucária-Curitiba, e Zanetti propôs a criação de uma conferência de transporte e um conselho municipal que aprove um fundo para mobilidade, além de mudar a forma de licitação, considerando o custo da operação ao invés do número de usuários, abrindo caminho para chegar na tarifa gratuita.
Os pré-candidatos relacionaram o desemprego em Araucária com a política adotada por Temer e Bolsonaro de precarização/uberização do trabalho, que joga a juventude para a informalidade sem direitos, e a política privatizadora da Petrobrás que botou centenas de trabalhadores na Fafen na rua. A promessa do governo Temer e de Paulo Guedes, ministro da economia de Bolsonaro, era a criação de milhões de empregos com a terceirização irrestrita e a Reforma Trabalhista e da Previdência, mas hojea há mais desempregados do que empregados no Brasil, e como Paulo Antunes colocou “nem o Jovem-aprendiz recebe mais salário nas terceirizadas”. Zanetti lembrou que 8 dos 11 atuais vereadores de Araucária apoiam esse governo destruidor dos empregos e direitos, e Osvaldo propôs que o município ofereça cursos para que a juventude consiga mais facilmente empregos na cidade.
Relembrando os 4 anos desde o impeachment ilegal de Dilma Roussef que abriu caminho para destruição dos nossos direitos, a Operação Lava-Jato que destruiu a indústria brasileira e seus empregos, e a atuação política das cortes superiores que prenderam lideranças petistas sem nenhuma prova de crimes cometidos, na farsa do “Mensalão” em 2004 e na mentira do ”triplex“ de Lula em 2018, os pré-candidatos de Araucária se comprometeram a exigir Lula Livre em suas campanhas. Lula está solto, mas não está livre, pois a justiça que mantém vários corruptos soltos está sempre trabalhando para manter Lula sem os seus direitos políticos, impedindo ele de se eleger e aplicar as políticas de ampliação dos serviços públicos que a juventude tanto precisa.
Aproveitando a rica discussão e o comprometimento dos pré-candidatos com os direitos da juventude e da classe trabalhadora, foi defendida a proposta de uma moção de apoio do Partido dos Trabalhadores de Araucária à luta dos servidores públicos contra a reforma da previdência municipal, e também uma nota de apoio à Greve Nacional dos Correios que enfrenta uma retirada brutal de direitos aprovada pelo STF. O PT de Araucária saiu fortalecido dessa reunião e mostrou que pode fazer uma campanha muito forte para as eleições municipais, através do compromisso com as lutas da juventude e da classe trabalhadora da cidade.
Filie-se ao PT e venha construir a campanha pelos seus direitos! Venha militar na Juventude Revolução do PT do Paraná! Participe da nossa reunião online rumo a Plenária Nacional da Juventude Revolução do PT, terça-feira, 15/09 às 17h!
JRdoPT-Paraná