Em Alagoas, as ocupações começam a ganhar força, hoje (dia 24/10) os estudantes já estão ocupando 3 escolas estaduais, 3 Campis da UFAL e 5 Campis do IFAL. E as ocupações não param, há previsões de mais ocupações até o final da semana.
Os estudantes do Campus Arapiraca, o primeiro Campus de interiorização do estado, ocuparam hoje (segunda-feira dia 24/10) a universidade seguindo o movimento nacional de ocupações contra a PEC 241 e a MP 746 (sobre a reforma do ensino médio). Dezenas de estudantes participaram das atividades nesta segunda-feira, debates, discussões, sobre o que essa PEC significa para um Campus de interiorização que já vem sofrendo com problemas estruturais graças ao ajuste fiscal e que com o congelamento de verbas põe a existência do Campus em xeque tirando de milhares de jovens a possibilidade de ter acesso à um ensino superior gratuito e de qualidade.
O Campus UFAL Arapiraca é composto por 7 cursos de licenciatura, que são duramente atacados com a MP da reforma do ensino médio, já que esta Medida Provisória tem, dentre outros objetivos, atacar a carreira docente através do “notório saber” e da junção de disciplinas em áreas de conhecimento. Dentre estes cursos, está o curso de educação física licenciatura, que tem sua existência ameaçada a partir do momento em que a disciplina torna-se facultativa no ensino médio como prevê esta MP. Não tem outra alternativa que não seja a retirada imediata desta MP, nenhuma emenda, nenhum acordo!
Do meu direito não abro mão, retira essa reforma que destrói a educação!
A Juventude Revolução segue na luta nacional em defesa das ocupações, explicando a necessidade da luta organizada para que a PEC e a MP sejam derrubadas.
Da nossa luta, não fugiremos! É Fora Temer! Nenhum Direito a Menos!
PH – Militante da JR Arapiraca