A UNE e a UBES convocaram essa semana a jornada de lutas em que devem ocorrer algumas manifestações em universidades e escolas pelo país.
Para a Juventude Revolução, essa jornada é o momento de debatermos amplamente os problemas com os quais os estudantes estão confrontados para que a UNE e UBES construam de fato grande mobilizações que possam concretizar vitórias.
Por isso os núcleos devem organizar panfletagens nas escolas, universidades, manifestações, para discutir com os estudantes essa questão, ajudando a fortalecer a luta e a construir a JR.
Afinal, a situação da educação não é um mar de rosas. Faltam laboratórios, bibliotecas, os professores são mal remunerados e governadores e prefeitos continuam se recusando a pagar a Lei do Piso nacional. Uma pesquisa recente ainda apontou quase 4 milhões de jovens fora das escolas.
No ensino superior faltam vagas para a maior parte da juventude, 75% dos universitários estão em faculdades particulares obrigados a pagar altas mensalidades para estudar e os poucos que acessam as universidades públicas estão lutando para permanecer, pois falta assistência estudantil, bandejões, moradias e sobram gastos com Xerox, alimentação e aluguel.
Enquanto isso, Dilma do PT, ao invés de aumentar a verba da educação para resolver as demandas acaba de fazer um corte no orçamento que afetou em 1,9 bilhões e em quase 2 bilhões a Ciência e Tecnologia! Uma politica que está na contramão dos interesses dos trabalhadores, estudantes e da nação e, portanto, deve ser combatida!
Dilma tem que cancelar o corte de verbas e atender as demandas dos estudantes, melhorando as condições nas escolas, obrigando governadores e prefeitos a pagar o Piso e ampliando vagas nas universidades públicas. Tem que congelar o aumento das mensalidades! E a UNE e a UBES devem fazer verdadeiras e amplas mobilizações para isso!
Depois da UNE ter ido ao ministro exigir 1 Bilhão para Assistência Estudantil contra os 500 milhões oferecidos pelo governo é hora de ser consequente e levar os estudantes as ruas para ver essa reivindicação atendida!
Depois de unificar a palavra de ordem em defesa do Passe Livre estudantil, no ultimo congresso da UBES, é hora de levar os estudantes às ruas para exigir a instituição desse direito fundamental!
É por isso que os estudantes em todo o país devem se mobilizar! Vamos a Luta!