Juventude em Juiz de Fora pelo Passe-Livre Estudantil e direito à cidade

Pelo que está sendo amplamente divulgado pela imprensa, e já dito em coletiva pública, a Prefeitura de Juiz de Fora-MG deve enviar uma mensagem a Câmara Municipal que: A) mantem o preço da passagem até 2021 B) proíbe demissões nesse período. C) decide auditar a bilhetagem, que hoje é controlada só pelas empresas privadas, por meio de um comitê gestor com participação da PJF e D) para tudo isso decide remunerar as gratuidades existentes. Nós da Juventude Revolução do PT saudamos todos os esforços de Margarida Salomão no sentido de coibir as demissões dos trabalhadores do transporte municipal que, ao longo dos últimos anos, vem buscando conquistar por via das greves e paralisações os direitos negados pelas empresas de transporte coletivo.

Saudamos também a decisão corajosa de auditar a bilhetagem que hoje é controlada pelo cartel formado pelos patrões das empresas de transporte coletivo. Estes, exploram seus funcionários com baixos salários e direitos trabalhistas absolutamente insuficientes – basta ver os calotes sofridos pelos funcionários da companhia de transporte Gil. Para aumentar ainda mais seu lucro, colocam seus usuários nas piores situações, com ônibus quebrados e em péssimas condições. Este mesmo grupelho de empresários não cumpre seus compromissos de atender zonas periféricas, retirando linhas de atendimento históricas e horários vitais à mobilidade urbana.

Inclusive, apoiamos a iniciativa do PT-JF que começa a debater a possibilidade da criação de uma empresa pública municipal de transporte. Com o vácuo criado pelo péssimo serviço prestados pelas empresas privadas ao município de Juiz de Fora, onde só os usuários pagam a conta. Esta empresa poderia assumir as linhas abandonadas pelas empresas privadas e suprir as demandas da população pelo transporte urbano municipal de qualidade.

Mesmo com todo os esforços em manter o preço da passagem a juventude, que não possui renda própria e muitos perderam bolsas por conta dos cortes de Bolsonaro nas universidades federais, não tem condições de pagar 3,75 na passagem de busão. Por isso, consideramos que o PASSE – LIVRE ESTUDANTIL é uma medida importante para garantir não só o acesso à escola, cursos populares e outros espaços educativos, como também ampliar nossa possibilidade de participar da vida cultural, das atividades esportivas e dos espaços de lazer do município.

 A Juventude Revolução está na luta pelo direito ao passe livre estudantil há muitos anos e pela dignidade dos usuários e trabalhadores do transporte coletivo. Por isso, marcamos junto a Secretária de Governo da Prefeitura de Juiz de Fora, Cidinha Lousada, e a Vereadora Cida Oliveira uma conversa para a próxima semana.

Aguarde mais informações!

Vem com a JRdoPT lutar pelo Passe-Livre !


Núcleo da JRdoPT da UFJF

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome