A Lavagem do Bonfim, uma das principais tradições religiosas do povo baiano, reuniu em Salvador cerca de 1 milhão de pessoas na caminhada de 8 km no último dia 16/01 (quinta-feira). Como é comum em Salvador, a procissão religiosa, em ano eleitoral, também é marcada como momento de largada das pré-campanhas às eleições municipais. Pela primeira vez o PT se organizou para “colocar o bloco na rua” no trajeto da Lavagem e apresentar suas pré-candidaturas, sua política e sua força expressa por suas centenas de militantes em bloco.

A Juventude do PT levantou uma faixa contra os aumentos na passagem de ônibus e reivindicando Passe Livre, em contraponto à política de tarifas abusivas da prefeitura de ACM Neto (DEM). A JR do PT agitou sua bandeira e pela anulação dos processos contra Lula. E apesar de reconhecer e defender os avanços na melhoria das condições de vida do povo soteropolitano no governo Rui Costa (PT), como na mobilidade urbana e no serviço de saúde pública, não abrimos mão dos nossos direitos. Reivindicamos do governador a retirada da proposta de Reforma da Previdência do estado, que ataca direitos do povo trabalhador baiano, além de exigir que o governador não feche o Colégio Estadual Odorico Tavares, tanto através de palavras de ordem quanto em nossos pirulitos. A reivindicação ressoava em nossas palavras de ordem junto a vários jovens petistas e secundaristas: “Ô Rui Costa, vou te dizer, fechar escola não é coisa do PT!”.

Essa manifestação de insatisfação na juventude petista organizada, demonstra que a luta pela autonomia da Juventude do PT é fundamental para superar as contradições da política dos governos petistas. Na discussão sobre a necessidade de uma JPT autônoma, que seja sempre ferramenta da luta da juventude pelos seus direitos e por um futuro digno, aproveitamos para filiar 10 jovens ao PT, assim impulsionando a luta rumo ao 5° Congresso da JPT. Pela anulação dos processos contra Lula! Por uma candidatura própria do PT em Salvador que supere as contradições do governo Rui Costa!

Ícaro Morais, militante da Juventude Revolução do PT em Salvador.

Na Lavagem do Bonfim a JRdoPT agita bloco petista e filia jovens ao PT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *