Não à cobrança de mensalidades nas universidades públicas

Entrou em pauta na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados uma proposta de emenda constitucional que autoriza a cobrança de mensalidades nas universidades públicas. O projeto é de autoria de nada menos que um general, Paternelli (SP) e entra em tramitação após os Institutos Villas Boas, Sagres e Federalista – todas associações militares – lançarem um “projeto de nação” que envolve a cobrança de mensalidades em universidades públicas e no sistema único de saúde. São absurdos promovidos pelos generais que comandam o Brasil com Bolsonaro.

            Ampliar recursos e promover igualdade?

São os principais argumentos dos que defendem o projeto, inclusive Kim Kataguiri (SP) que é o relator. Não passam de ilusão! No meio da crise que estamos vivendo com tudo cada dia mais caro, a cobrança de mensalidades forçaria uma evasão ainda maior das universidades num cenário onde muitos já largam os estudos para buscar trabalho e ajudar em casa. Dizem que as mensalidades vão gerar recursos, mas encobertam que foi esse mesmo congresso no governo Temer que aprovou a EC 95 que congela o investimento na educação, e que o governo Bolsonaro corta verba atrás de verba na educação. Essa conta não é nossa! Tira a tesoura da mão, investe na educação, não aceitamos mensalidade! 

            Mais uma desse sistema podre!

Cobrando mensalidades querem retirar a possibilidade de um futuro digno para a juventude, que se veria mais longe da universidade. Nos querem sabendo 1+1 e o ABC para aceitar os piores empregos e os piores salários. Precisamos reagir! Em Brasília, estudantes estão fazendo pressão durante a seção da CCJ. Isso pode ser ampliado para portas de faculdades e institutos em todo o país, com cartazes e batucadas, exigindo o arquivamento da PEC 206/19!

Não dá mais pra aguentar esse governo criminoso de Bolsonaro e generais, que tutelam a nação com respaldo do Artigo 142 da CF. Precisamos varrer essas instituições podres, especialmente esse congresso, que só aprovam retrocessos dia sim outro também! A Constituinte Soberana é uma necessidade, dar voz ao povo para reconstruir e transformar o Brasil, desfazendo todos essas contrarreformas. Vem com a gente nessa luta. Se organize!


Conselho Nacional da JRdoPT

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome