Nas ruas em defesa do Passe-livre Irrestrito e Intermunicipal em Cuiabá

Uma mobilização se acendeu em Cuiabá nesta última semana. Isso porque nesta semana estudantes da UFMT tiveram seus cartões bloqueados arbitrariamente pela AMTU (Associação Mato-grossense dos Transportes Urbanos), que controla os passes e serviços do transporte público coletivo, sob uma justificativa superficial de “mau uso” por parte dos estudantes. A decisão surpreendeu a todos, já que não houve nenhuma comunicação oficial prévia e muitos estudantes foram pegos de surpresa, com muitos perdendo suas atividades, uma vez que não tinham o dinheiro para pagar a passagem.

Essa situação gerou muita revolta e indignação entre os estudantes. Rapidamente, colocamos o mandato que a JRdoPT participa na DCE da UFMT Cuiabá a disposição para construir uma resposta a essa arbitrariedade. A iniciativa foi adotar a convocação de um ato de rua, na última quinta-feira (02/03) que serviu para fazer três exigências: 1- Fim imediato dos bloqueios, tirem as mão do passe-livre; 2- regulamentação do passe-livre irrestrito, que funcione 24 horas por dia, 7 dias por semana; 3- criação do Passe-livre Intermunicipal, uma vez que estudantes residentes em municípios vizinhos de Cuiabá ainda pagam passagem para estudar.

A JRdoPT apoia que os estudantes ocupem as ruas para exigir seus direitos e expressar toda sua indignação, frente aos governos municipais e estadual que são insuficientes para atender as demandas da juventude na cidade e no estado. Seguimos firmes e atentos na luta em defesa de um futuro digno para a juventude.

Leo Rondon
Militante da JRdoPT
Coord. Geral DCE UFMT Cuiabá

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome