Nessa quinta-feira, a JR do PT fez uma atividade de colagem de cartazes na Estação da Lapa e na região da praça da Piedade, em Salvador. Com as medidas de prevenção ao COVID-19, como distanciamento, uso de máscaras e álcool em gel, aproveitamos para dialogar com trabalhadores e trabalhadoras sobre a necessidade de medidas emergenciais de combate à pandemia. Apesar das restrições do governo do Estado e da Prefeitura, como tentativa de reforçar o isolamento social, a constante redução da frota de ônibus municipal coloca o povo trabalhador e a juventude da cidade para escolher entre o risco de contágio nos ônibus, cada vez mais aglomerados, e a fome, que volta a ameaçar a população com a suspensão dos trabalhos nos serviços considerados não essenciais.
Isso acontece em Salvador, na Bahia e no Brasil, enquanto o governo Bolsonaro trata com descaso a necessidade da testagem em massa e da vacinação da população pelo SUS, que depois de muitos meses pra começar, ainda continua em falta. No mês passado, Bolsonaro e o Congresso usaram o retorno do Auxílio Emergencial como desculpa pra aprovar a PEC186, que congela os salários dos servidores públicos por 15 anos, inclusive os da saúde, que ao contrário de Bolsonaro e seu governo, estão combatendo a pandemia na linha frente.
É nessa situação que a JR do PT se coloca à disposição pra organizar jovens onde estiverem, para exigir dos governos e prefeituras as medidas emergenciais para um real combate à pandemia e para lutar pelo fim do governo Bolsonaro. Essa luta expressa o sentimento de milhares de jovens, como relata Géssica, de Salvador: “Gostei muito de ter colocado em prática o que discutimos na reunião e acho que o caminho para a juventude na luta é esse, nos organizando e agindo por conta própria pelas nossas reivindicações.” Pra Simon, da 16ª Zonal do PT de Salvador, “As reivindicações expressavam o sentimento de revolta dos trabalhadores e trabalhadoras com a situação aonde a gente passava colando cartazes e dialogando. Precisamos organizar essa revolta pra agir contra os ataques do governo Bolsonaro, que é como o PT deve agir, junto com o povo trabalhador e a juventude pra garantir nossos direitos.”
Queremos condições seguras para a volta do Ensino Público presencial! Auxílio Emergencial de 600 reais enquanto durar a pandemia! Testagem em massa e vacinação para todos pelo SUS! Por mais empregos! Por mais e melhores serviços públicos, dizemos não à Reforma Administrativa! Pra isso precisamos retomar as ruas, precisamos botar pra fora esse governo genocida que está sufocando o povo trabalhador e a juventude no Brasil. Fim do governo Bolsonaro!
Veja no instagram: