Núcleos da JR realizam cine debates com o documentário “Libelu: Abaixo a ditadura!”

Os núcleos da Juventude Revolução do PT realizarão nas próximas semanas atividades de cine debate com o documentário “Libelu: Abaixo a ditadura!”, de Diógenes Muniz. O documentário foi lançado em setembro do ano passado e exibido no festival “É Tudo Verdade”, onde recebeu o prêmio de melhor documentário nacional. O Doc retrata a história da “Liberdade e Luta” apelidada “Libelu”, uma tendência estudantil que organizou milhares de jovens estudantes de meados dos anos 70 até início dos anos 80 na luta contra a ditadura. A Libelu, que nasceu através da formação de uma chapa para disputar o DCE da Universidade de São Paulo, com a fusão de duas tendências, era impulsionada por trotskistas da OSI (Organização Socialista Internacionalista).

Nascida em São Paulo, a Libelu foi ficando conhecida. Em pouco tempo, os núcleos da Libelu se espalhavam pelo Brasil e se organizavam em inúmeras universidades. Com cartazes criativos, festas e, principalmente, pela sua política que organizava jovens que queriam combater a dura repressão dos militares, a Libelu atraiu milhares de jovens, popularizou a palavra de ordem “Abaixo a ditadura” e cumpriu um grande papel na luta pelo fim da ditadura. A tendência propôs passeatas, ajudou a reconstruir entidades estudantis e criou importantes relações com o movimento sindical, se colocando ao lado da luta de professores e operários, que começava a ganhar ainda mais força no início dos anos 80.

O Doc Libelu, com certeza, poderá inspirar os núcleos da Juventude Revolução do PT nos debates e reflexões sobre a organização de juventude que precisamos construir. Uma organização, que a exemplo da Libelu, seja autônoma e organize milhares pelo Brasil. Que ajude a construir pontos de apoio para a resistência da juventude e que, com seu espírito jovem e criativo, possa se conectar com os anseios da juventude, atrair milhares de jovens indignados com esse governo de generais e com esse sistema de opressão e exploração. Se você quer participar conosco, não deixe entrar em contato através das redes sociais da JR!


Kris – militante da JRdoPT

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome