Seguir lutando pelo futuro da juventude: Não vamos parar até derrubar Bolsonaro e os generais!

No Gama-DF militantes juntos para a PNJR 2021

          Essa foi a conclusão da Plenária Nacional da JRdoPT realizada no último sábado, 11 de setembro, de forma híbrida com delegados eleitos nos núcleos em diversas cidades do país. Vieram à plenária uma série de jovens que têm buscado a luta em seus bairros e escolas por um futuro digno, enfrentando esse governo autoritário que ataca nossos direitos à serviço do capitalismo em crise.

          Na preparação da plenária, vários núcleos foram às lutas. Ao longo do dia de debates, iniciativas foram coletivizadas para ajudar na elaboração de como nosso combate pode continuar e ser ampliado. Muita coisa está em jogo para os jovens que retornam às salas de aula depois de um ano e meio no ensino remoto. O desafio também é grande para aqueles na fila no desemprego, ou os que ficam sob a mira da violência policial nas periferias. Como organizar a luta por um futuro digno para esses jovens, enfrentando o governo e o sistema, foi a pergunta do dia.

Gama-DF

          Os delegados reunidos no Gama/DF que vêm de agenda na porta de escolas discutindo o acesso à educação dos jovens debateram questões importantes que aparecem no diálogo. Decidiram levar ao núcleo a proposta de mobilizar nos bairros do Entorno do DF onde estudantes não tem direito ao passe livre estudantil, e a passagem cara acaba fazendo muitos desistirem de estudar. Essa questão do transporte também foi discutida entre os delegados de Salvador/BA que vão propor ao núcleo uma mobilização através de abaixo assinado nas praças exigindo do prefeito a ampliação das frotas de ônibus com o retorno das aulas presenciais.

Cuiabá-MT

          São questões essenciais na sequência da luta, e não podemos abrir mão de nossas pautas. Essa foi a fala de muitos que questionaram o anúncio de que a UNE participaria do ato em 12/09 com MBL e outros golpistas. Todos por “fora bolsonaro” para nos juntar com quem quer destruir os direitos da juventude? Sem essa! Queremos o fim desse governo de generais e através do movimento nas ruas ajudar a construir uma verdadeira saída política para o país. Com diz a resolução aprovada:

Juiz de Fora-MG

          “Quem deu mandato para a UNE ir nesses atos? Não é com esses que vamos construir uma saída política. Democracia para nós anda de mãos dadas com os direitos. (…) Novas instituições e um novo governo encabeçado por Lula e pelo PT para abrir o caminho às demandas mais profundas da juventude como a desmilitarização das PMs, a universalização do ensino superior, a demarcação de terras para indígenas e quilombolas, entre outras”.

          A luta agora segue com reuniões de volta nos núcleos para seguir discutindo e tirando iniciativas como panfletagens, eventos culturais, oficinas, cine debates e participação nos atos públicos com as colunas independentes da JR soltando com ousadia e animação o grito “Chega! Fora Bolsonaro e seus Generais” e buscando centenas de jovens que buscam resistir e lutar nas ruas por um futuro digno com empregos, educação, cultura e arte.

Hélio, pelo Conselho Nacional da JRdoPT


Veja a seguir a Resolução Política da PNJR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome