Na luta pela punição dos crimes da ditadura, a Juventude Revolução está promovendo “cines-debate” para que os jovens tenham informações sobre o que se passou durante o regime militar no Brasil.

Um dos filmes escolhidos é o documentário “Cidadão Boilesen”, dirigido por Chaim Litewski. Com 92 minutos de duração, ele conta a história de Henning Boilesen, empresário dinamarquês radicado no Brasil. Presidente da Ultragaz, ele foi um dos financiadores da OBAN (Operação Bandeirantes), que teve ligação direta com a forma de funcionamento do Destacamento de Operações de Informação – Coordenação de Defesa Interna (DOI-CODI ).

[vcyt id=cFEkY1b7yHM w=450 h =300]

O documentário retrata um lado pouco falado, porém não menos importante, da ajuda da iniciativa privada aos militares e a ditadura. O documentário traz diversos depoimentos de pessoas que na época estavam envolvidos com a ditadura. Fala de militantes de esquerda, trazendo documentos históricos que ligam, inclusive, a ditadura e esses empresários à CIA dos EUA.

O filme revela, ainda, que Henning Boilesen era convidadopara assistir as seções de tortura.

Os fatos mostrados no documentário só reforçam a necessidade da luta pela punição dos crimes da ditadura. Essa luta cresce, em particular, na juventude que quer se livrar dos entulhos que restaram do regime militar.

Com a volta às aulas é o momento de aproveitarmos para realizar cines-debate com os militantes, ajudar na formação e preparar as atividades em agosto.

Em Porto Alegre, os militantes da Juventude Revolução tem uma agenda de filmes e debates que serão realizados em conjunto com o comitê pela punição.

Na USP, os militantes da Juventude Revolução irão preparar atividades de volta às aulas para esquentar os motores para a construção do ato no final de agosto, quando completam 33 anos da Lei da Anistia. Lei negociada com os militares em 1979, que anistiou os criminosos da ditadura, e é hoje usada como salvaguarda para manter a impunidade dos assassinos e torturadores.

Joelson Souza, é militante a JR em São Paulo – SP

Documentário mostra envolvimento de empresários com a tortura durante a Ditadura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *